Vestígios da cosmologia de Empédocles em fontes latinas dos séculos XII-XIII

  • Evaniel Brás dos Santos Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Empédocles, cosmologia, mundo, fonte latina.

Resumo

O propósito deste artigo é analisar a expressão que assegura a presença de partes da cosmologia de Empédocles no Ocidente latino nos séculos XII-XIII, qual seja, creatione mundi, esta que é a tradução do termo κοσμοποιίᾳ. A análise centra-se, por um lado, em três traduções latinas da Física II, 4, 196a 20-24, de Aristóteles, texto no qual aparece o termo κοσμοποιίᾳ e, por outro lado, em partes da opera de Tomás de Aquino na qual o autor discute a cosmologia de Empédocles. Para tanto, o texto é composto de três partes. Na primeira apresento o problema suscitado pela tradução de κοσμοποιίᾳ como creatione mundi e como factura mundi respectivamente. Na segunda, por seu turno, exponho os termos que viabilizam uma certa visão de conjunto da cosmologia de Empédocles no século XIII. Enfim, na terceira parte, apresento brevemente o sentido da noção de mundo e sua possível configuração para Empédocles.

Biografia do Autor

Evaniel Brás dos Santos, Universidade Estadual de Campinas
Doutorando em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Bolsista CAPES.  Membro do grupo de pesquisa "Revolução Científica dos Séculos XVI e XVII: Origens, Influências e Bases Científicas e Filosóficas(certificado pela UNICAMP e credenciado junto ao CNPq). Participa como integrante do projeto “Movimento e Matéria Celeste no Argumento pela Eternidade do Mundo”, financiado pelo CNPq (Processo 460353/2014-4) pelo Edital MCTI/CNPq/Universal 14/2014.

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Publicado
2017-04-05
Seção
Artigos