O PROBLEMA DA PUBLICIDADE E A PERVERSÃO DA LINGUAGEM COMO UM PROBLEMA POLÍTICO EM HANNAH ARENDT E GÜNTHER ANDERS

  • Anderson Oreste Cavalcante Lobato Universidade Federal de Rio Grande
  • Cláudia Carneiro Peixoto Faculdade Anhanguera
Palavras-chave: Propaganda/publicidade, linguagem, regimes totalitários, sociedade tecnificada.

Resumo

O presente trabalho incursiona pelo pensamento de Hannah Arendt (1906-1975) e Günther Anders (1902-1992), a partir do tema da propaganda/publicidade e da perversão da linguagem. As categorias do pensamento dos autores, convergentes ou divergentes, auxiliam na compreensão de elementos presentes no mundo contemporâneo, a partir dos quais, pode-se apontar o potencial destrutivo da propaganda/publicidade e o problema político da deturpação da linguagem na sociedade de massa. Tanto para Arendt como Anders a instalação da mentira como forma de vida, da crença na ilusão como substituto da realidade e o conformismo erradicam o humano dos homens.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-10-13
Seção
Artigos