Acesso aberto e Sem taxa de processamento de artigos
ISSN Eletrônico 2236-1987
Contato:
revista.jonah@ufpel.edu.br
Mídias Sociais:
Qualis CAPES B1- Quadriênio 2017-20
Journal of Nursing and Health
Na sequência constam: política de acesso aberto, foco e escopo, termos de licenciamento, preservação digital, declaração de privacidade, termos de responsabilidade dos autores, ficha catalográfica.
Política de acesso aberto
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo após publicado em pdf, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Dessa forma, não há exigência de pagamento para submissão, publicação ou downloads dos artigos já publicados.
O JONAH segue a Declaração de Budapeste, de 2001, assim como pelas sucessivas Declarações de Bethesda e de Berlim, ambas de 2003. Acesso aberto, do inglês Open Access, é “a livre disponibilização na Internet de literatura de carácter científico, permitindo a qualquer utilizador pesquisar, consultar, descarregar, imprimir, copiar e distribuir o texto integral de artigos e outras fontes de informação científica”, sendo o limite para a reprodução e distribuição o direito do autor sobre a integridade e crédito de sua obra, assim como sua citação adequada.
Foco e Escopo
MISSÃO/OBJETIVO (Mission/Aim)
Divulgar conhecimentos científicos resultados de pesquisas e de relatos de práticas profissionais com relevância para Área da Enfermagem e áreas afins.
Disseminate scientific knowledge results of researches and reports of professional practices with relevance to Nursing Area and related areas.
Escopo
É um periódico aberto, gratuito e com fluxo contínuo de publicação de um volume por ano com três números, e dedicado à divulgação arbitrada da produção científica na área de Ciências da Saúde, com ênfase em Enfermagem. O JONAH prioritariamente recebe artigos originais destinados à divulgação de resultados de pesquisas, sendo ainda publicadas outras categorias de textos, como revisões sistemáticas ou integrativas, casos clínicos, relatos de experiência ou caso, artigos de atualização, editoriais.
Visão
Ser uma revista de alta qualidade, rigor e prestígio científico, acessível a todos e de divulgação considerável, com ampla representação no campo da saúde e enfermagem, bem como com sustentabilidade. Estimulando também novos autores, revisores, editores e leitores.
Os manuscritos devem ser destinados exclusivamente ao JONAH, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto do texto quanto de figuras e tabelas, quer íntegra ou parcialmente, excetuando-se os resumos ou relatórios preliminares publicados em anais de reuniões científicas e dissertações/teses.
O conteúdo do manuscrito (conceitos, juízos e opiniões), anexos e o preenchimento de todos os dados são de inteira responsabilidade de seus autores, eximindo o Editor por qualquer falta.
Os manuscritos submetidos à JONAH deverão atender também às instruções aos autores, bem como as diretrizes e guias internacionais para apresentação de resultados de pesquisa clínica para cada tipo de estudo, conforme recomendações da Rede Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research (EQUATOR) http://www.equator-network.org/ e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
O JONAH segue o Code of Conduct of Best Practices Guidelines for Journal Editors do Committeeon Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/) ou http://goo.gl/aWy7WX, bem como as orientações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), http://www.icmje.org e Declaração de Singapura sobre Integridade em Pesquisa https://wcrif.org/guidance/singapore-statement. Igualmente apoia a política de Ensaios Clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Boas Práticas Clínicas e a Declaração de Helsinki (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, 2008 e 2013), além do atendimento às legislações de pesquisas realizadas no Brasil.
Artigos de pesquisas clínicas devem informar o número de identificação Universal Trial Number (UTIN) em um dos registros de Ensaios Clínicos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde e pelo ICMJE.
Termos de Licenciamento
As condições de uso e reutilização dos conteúdos são da Licença Creative Commons CC 4.0 BY-NC. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Preservação digital
Ética na Publicação e Declaração de negligência na Publicação
A ética na publicação e declaração de negligência de publicação são baseadas principalmente no Código de Conduta e Diretrizes de Boas Práticas para Editores de Revistas (Comitê de Ética em Publicações - CoPE).
Responsabilidades dos editores
Decisões de publicação
O editor é responsável por decidir quais artigos submetidos à revista serão publicados. O editor avaliará os manuscritos sem considerar a raça dos autores, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, cidadania ou filosofia política. A decisão será baseada na importância, originalidade e clareza do artigo, e a validade do estudo e sua relevância para o escopo. Os requisitos legais atuais relativos à difamação, violação de direitos autorais e plágio devem também ser considerado.
Confidencialidade
O editor e qualquer equipe editorial não deve divulgar nenhuma informação sobre um manuscrito enviado a qualquer pessoa que não seja o autor correspondente, revisores, revisores em potencial, outros consultores editoriais e o editor, conforme apropriado.
Divulgação e conflitos de interesse
Os materiais não publicados divulgados em um artigo enviado não serão utilizados pelo editor ou pelos membros do conselho editorial para fins de pesquisa sem o consentimento explícito por escrito do autor.
Responsabilidades dos revisores
Contribuição para decisões editoriais
O processo de revisão por pares auxilia o editor e o conselho editorial na tomada de decisões editoriais e também pode servir ao autor para melhorar o artigo.
Prontidão
Qualquer árbitro selecionado que não se qualifique para revisar a pesquisa relatada em um manuscrito ou que conhece que sua revisão imediata será impossível deve notificar o editor e retirar-se do processo de revisão.
Confidencialidade
Quaisquer manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser divulgados ou discutidos com outras pessoas, exceto conforme autorizado pelo editor.
Padrões de objetividade
As revisões devem ser conduzidas objetivamente. Críticas pessoais ao autor são inadequadas. Árbitros devem expressar suas opiniões claramente com argumentos de apoio.
Reconhecimento de fontes
Os revisores devem identificar os casos em que há trabalho publicado relevante mencionado no artigo e que não foi citado na seção de referência. Eles devem apontar as observações ou argumentos derivados de outras publicações acompanhados pela respectiva fonte. Os revisores notificarão o editor de qualquer similaridade ou sobreposição substancial entre o manuscrito em consideração e qualquer outro artigo publicado do qual tenham conhecimento pessoal.
Divulgação e conflito de interesses
Informações privilegiadas ou ideias obtidas por meio de revisão por pares devem ser mantidas em sigilo e não usadas para vantagem pessoal. Os revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultante de relações ou conexões competitivas, colaborativas ou outras com qualquer um dos autores, empresas ou instituições associadas ao trabalho, bem como colaboram com um autor, atualmente ou recentemente, publicaram com um autor nos últimos cinco anos, possuíam bolsas com um autor, atualmente ou recentemente, possui relacionamento financeiro com a empresa que financiou a pesquisa, possui relacionamento pessoal com um autor que não lhes permite avaliar objetivamente o manuscrito.
Responsabilidades dos autores
Padrões de relatórios
Os autores dos relatórios originais de pesquisa devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva de seu significado. Os dados subjacentes devem ser representados com precisão. Um artigo deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros possam replicar os trabalhos. Declarações fraudulentas ou conscientemente imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis.
Acesso e retenção de dados
Aos autores podem ser solicitados a fornecer os dados brutos de seu estudo, juntamente com o artigo para equipe editorial revisar e deve estar preparado para disponibilizar publicamente os dados, se possível. Em qualquer evento, os autores devem garantir a acessibilidade desses dados a outros profissionais competentes por pelo menos 10 anos após a publicação (de preferência através de um repositório de dados institucional ou com base em assuntos ou outros dados centro), desde que a confidencialidade dos participantes possa ser protegida e os direitos legais relativos aos proprietários dos dados não impeçam sua liberação.
Originalidade, plágio e reconhecimento de fontes
Os autores enviarão apenas trabalhos inteiramente originais e citarão adequadamente o trabalho e/ou palavras de outros. Publicações que influenciaram na determinação da natureza das informações relatadas trabalho também deve ser citado. A JONAH segue a Lei de direito autoral n.º 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. O software antiplágio para verificar originalidade e prevenir plágio é utilizado nos manuscritos antes do aceite para publicação. Quando detectada à similaridade de trechos do manuscrito com outros textos na internet a equipe da JONAH irá solicitar ao autor que o mesmo reescreva e cite a fonte original. Caso a semelhança do manuscrito com outros textos online seja extensa, o manuscrito será recusado e os autores e suas instituições informadas.
Publicação múltipla, redundante ou simultânea
Os manuscritos que foram publicados como material protegido por direitos autorais em outros lugares não podem ser enviados. Os autores não devem submeter o mesmo artigo, no mesmo ou em diferentes idiomas simultaneamente, a mais de um periódico. Tal prática coloca em desacordo dois ou mais periódicos ao reivindicarem o direito de publicar o artigo submetido simultaneamente a mais de um periódico e a possibilidade de que dois ou mais periódicos tenham que realizar o trabalho de revisão por pares desnecessariamente, bem como editar e publicar o mesmo manuscrito. Submeter o mesmo trabalho a mais de uma revista constitui publicação comportamento antiético e é inaceitável.
Considera-se duplicada a publicação de um manuscrito cujo conteúdo se sobrepõe a outro já publicado sem referência clara e visível à publicação anterior. Os leitores de periódicos merecem confiar que estão lendo conteúdo original, a menos que haja uma declaração explícita de que o autor e o editor tenham intencionalmente republicado um manuscrito (históricos ou documentos de referência, por exemplo). Além dos autores assinarem atestando a originalidade do trabalho na cessão de direitos autorais à revista, as leis internacionais de direitos autorais, conduta ética coíbem tal prática. Casos nos quais o manuscrito contenha dados semelhantes em uma publicação de carta ao editor, um resumo ou pôster, apresentado em um congresso científico, teses ou dissertações, artigo pré-print, os autores devem informar à revista sobre tais condições no processo de submissão. Os autores que tentam publicação duplicada sem notificarem o fato devem, no mínimo, esperar rejeição imediata do manuscrito submetido. Se o editor tiver ciência das violações e o artigo já tiver sido publicado, o manuscrito pode ser retratado, com explicação ou aprovação do autor ou sem estas e o editor optar por notificar a instituição dos autores, conforme orientações do Comitê de Ética em Publicação - Cope.
Autoria do trabalho
A autoria deve ser limitada àqueles que deram uma contribuição significativa à concepção, desenho, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram significativos as contribuições devem ser listadas como coautores. O autor correspondente garante que todos os coautores contribuintes e nenhuma pessoa não envolvida sejam incluídos na lista de autores. O autor correspondente também verificará se todos os coautores têm aprovou a versão final do trabalho e concordou com sua submissão para publicação, conforme recomendações do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
Divulgação e conflitos de interesse
Todos os autores devem incluir uma declaração divulgando quaisquer conflitos financeiros ou outros interesses que possa ser interpretado para influenciar os resultados ou a interpretação de seus manuscritos. Todas fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas, descrição do papel do financiador no desenho do estudo; coleta, análise e interpretação de dados; redação do artigo; e/ou decisão de enviar para publicação, participação no conselho editorial da revista para a qual estão enviando o artigo, se fazem ou fizeram parte de um comitê de uma organização que pode se beneficiar da publicação do artigo.
Erros fundamentais em trabalhos publicados
Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu próprio trabalho publicado, é a obrigação do autor de notificar imediatamente o editor ou editor do periódico e de cooperar com o editor para recolher ou corrigir o artigo na forma de uma errata. Erratas são correções de um ou mais erros identificados pelos autores em um artigo já publicado. A função da errata é simplesmente melhorar o entendimento do leitor sobre o artigo em questão. A errata se inicia com uma comunicação ao editor-chefe da JONAH, informando o erro localizado em um artigo já publicado, no prazo máximo de 30 dias. Para tanto, pede-se leitura e revisão atenta na leitura de provas para evitar-se a necessidade de errata.
No artigo <título do artigo> publicado no <vol>(<num>), na página <página do erro>
onde se lia:
“<texto que se deseja modificar>”
leia-se:
“<texto corrigido>”
As erratas são publicadas também no final dos respetivos artigos, conforme orientação das bases de dados internacionais, preservando o registro original do manuscrito e informando sobre eventuais correções. "Este artigo possui uma errata publicada em:xxx". Erros suficientemente graves para invalidar os resultados e as conclusões de um manuscrito podem tornar necessária sua retratação.
Processo de Avaliação pelos Pares
PROCESSO DE JULGAMENTO DOS MANUSCRITOS
A revista possui sistema eletrônico de gerenciamento do processo de publicação. Os manuscritos são encaminhados, via online, pelos autores, que recebem um protocolo numérico de identificação. Posteriormente, todos os manuscritos são previamente apreciados pelo Editor no tocante à ADEQUAÇÃO às normas de FORMATAÇÃO e ESTRUTURA do Journal of Nursing and Health (JONAH).
Utiliza-se o sistema de avaliação por pares (peer review), de forma sigilosa, com omissão dos nomes dos consultores e autores. Assim, ao serem preliminarmente considerados adequados pelo Editor, os manuscritos são encaminhados para dois consultores ad hoc de reconhecida competência na temática abordada. Havendo desacordo entre esses, o artigo é enviado para uma terceira avaliação. No caso de identificação de conflito de interesse por parte dos consultores, o manuscrito é encaminhado para outro consultor.
O prazo para a devolução dos pareceres é de, no máximo, quinze (15) dias, a contar da aceitação de apreciação pelos avaliadores. Caso contrário, envia-se para outros consultores. Em persistindo a não aceitação, dois membros do Conselho Editorial avaliarão o artigo.
Os manuscritos que NÃO cumpram as normas, por incompletude ou inadequação, são sumariamente devolvidos, sendo solicitada a leitura atenta às normas. O autor tem cinco (5) dias para realizar os ajustes. Caso não seja atendida a solicitação, o manuscrito é arquivado e, havendo interesse em publicá-lo, deve ser submetido novamente, iniciando novo processo de julgamento por pares.
Os artigos que cumpram as normas da revista são avaliados pelos consultores no que se refere ao mérito, à originalidade, à pertinência de seu conteúdo, à qualidade acadêmica, à conveniência de publicação e à relevância para a Enfermagem e áreas afins.
Os manuscritos serão, portanto, aceitos, reformulados ou recusados. Em qualquer um dos casos, o autor é comunicado. Os manuscritos recusados poderão ser reenviados, com nova submissão, iniciando outro processo de julgamento por pares. Os pareceres dos avaliadores são disponibilizados online para o autor responsável pela submissão. Caso sejam solicitadas reformulações no manuscrito, o autor responsável pela submissão tem o prazo de dez (10) dias para atender tais solicitações. Caso contrário, o artigo é arquivado, após o envio de comunicado para todos os autores, por entendermos não haver interesse em atender a solicitação para ajustes, de acordo com as avaliações realizadas. No entanto, se ainda houver interesse em publicá-lo, o artigo deve ser submetido novamente, iniciando novo processo de julgamento por pares.
Provas
A prova tipográfica é enviada ao autor de correspondência por meio de correio eletrônico, em formato PDF para aprovação final. O autor tem o prazo de setenta e duas (72) horas para correção e devolução do manuscrito devidamente revisado. Não havendo retorno da prova em setenta e duas (72) horas, o Editor considerará como final a versão sem alterações. Somente são aceitas modificações de correções ortográficas e verificações das ilustrações. Modificações extensas implicarão a reapreciação pelos revisores e atraso na publicação do manuscrito.
Periodicidade
A revista publica em fluxo contínuo por artigo, mantendo três números no ano (quadrimestral).
OBSERVAÇÃO: Antes de submeter o artigo, certifique-se de obedecer às regras para a Avaliação por Pares Cega.
Envio de documento e avaliação por pares cega
Para assegurar a integridade da avaliação por pares cega, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema, como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:
Os autores do documento excluíram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > salvar.
Documentos suplementares
Declaração de Responsabilidade e de Cessão de Direitos Autorais, assinada por todos os autores, digitalizada em formato JPG, com tamanho máximo de 1MB;
Aprovação do Comitê de Ética ou Declaração de que a pesquisa não envolveu seres humanos, digitalizada em formato JPG, com tamanho máximo de 1MB;
OBSERVAÇÃO: NUNCA marcar a opção "Apresentar documento aos avaliadores (sem metadados), pois não irá comprometer a avaliação cega por pares."
Passos da submissão, incluem o preenchimento dos metadados, envio do artigo em documento em .doc ou .docx, envio de documentos suplementares.
Fontes de Apoio
Agradecemos à Universidade Federal de Pelotas pela provisão dos DOI dos artigos publicados e associação ABEC e pelo apoio constante no aperfeiçoamento da Revista à Coordenação de Bibliotecas UFPel. Também agradecemos ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Direção da Faculdade de Enfermagem pelo apoio na capacitação da equipe da JONAH.
Ficha Catalográfica
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