Dimensionamento do pessoal de enfermagem em centro cirúrgico de um hospital universitário

Palavras-chave: Downsizing organizacional, Centros cirúrgicos, Administração de recursos humanos, Carga de trabalho, Enfermagem perioperatória

Resumo

Objetivo: dimensionar o quadro de pessoal de enfermagem de um Centro Cirúrgico e compará-lo ao quadro real. Métodos: pesquisa transversal, retrospectiva, documental e quantitativa. Os dados foram coletados entre fevereiro a abril de 2017, referentes às características sociodemográficas e clínicas dos pacientes; e de porte cirúrgico conforme número de horas de enfermagem no centro cirúrgico da amostra (n=1097) de procedimentos cirúrgicos eletivos (n=1006) e sítios funcionais nas operações de emergência (n=45). Resultados: procedeu-se análise estatística descritiva, utilizando equações próprias do dimensionamento de pessoal em centro cirúrgico, conforme a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº543/2017. O quadro dimensionado se constituiu de 16 profissionais para a assistência ininterrupta no centro cirúrgico, sendo que o quadro real era constituído de 26 profissionais. Conclusão: há superávit de profissionais técnicos e déficit de enfermeiros na unidade.

Biografia do Autor

Danielli Rafaeli Candido Pedro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Enfermeira. Residente em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). 
João Lucas Campos de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor colaborador do Colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
Nelsi Tonini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora associada ao Colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
Fabiana Gonçalves de Oliveira Azevedo Matos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora associada ao Colegiado de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
Anair Lazzari Nicola, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Coordenadora do Programa de Residência de Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
Publicado
2018-07-14
Como Citar
1.
Rafaeli Candido Pedro D, Campos de Oliveira JL, Tonini N, Gonçalves de Oliveira Azevedo Matos F, Lazzari Nicola A. Dimensionamento do pessoal de enfermagem em centro cirúrgico de um hospital universitário. J. nurs. health. [Internet]. 14º de julho de 2018 [citado 19º de abril de 2024];8(1). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/13160
Seção
Artigos Originais/ Original Articles