Vivência de enfermeiras(os) acerca dos incidentes relacionados à administração de medicamentos em terapia intensiva

Palavras-chave: Segurança do paciente, Erros de medicação, Enfermeiras e enfermeiros, Unidades de terapia intensiva

Resumo

Objetivo: avaliar a vivência das(os) enfermeiras(os) em relação aos incidentes de segurança do paciente na administração de medicamentos em Unidades de Terapia Intensiva. Método: estudo quantitativo, realizado com enfermeiras(os) de um hospital de Salvador, Bahia. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado e analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: todos os participantes referiram ter presenciado um incidente na administração de medicamento. O tipo mais frequente foi dosagem errada. Os fatores contribuintes mais citados foram falta de atenção e sobrecarga de trabalho. As condutas mais tomadas após o incidente apontam para a observação do quadro clínico e comunicação à coordenação e os fatores dificultadores para a notificação foram medo da punição e de julgamento. Conclusão: é preciso unir esforços tanto individual quanto no âmbito da gestão para que as ações sejam direcionadas no intuito de reduzir os incidentes de segurança de paciente.

Biografia do Autor

Milena Pereira Costa, Universidade do Estado da Bahia.
Enfermeira. Residente em Terapia Intensiva. Universidade do Estado da Bahia. Salvador-BA-Brasil.
Carina Marinho Picanço, Hospital Geral Roberto Santos
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Coordenadora da Comissão de Residência Multidisciplinar em Saúde do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Tutora do Programa de Residência em Enfermagem Intensiva e Fonoaudiologia Hospitalar do HGRS. Coordenadora da Comissão de Sistematização da Assistência de Enfermagem do HGRS. Salvador-BA-Brasil.
Edenise Maria Santos da Silva Batalha, Universidade do Estado da Bahia
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Membro da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente- Núcleo Salvador. Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia. Salvador-BA-Brasil.
Publicado
2018-09-30
Como Citar
1.
Costa MP, Picanço CM, Batalha EMS da S. Vivência de enfermeiras(os) acerca dos incidentes relacionados à administração de medicamentos em terapia intensiva. J. nurs. health. [Internet]. 30º de setembro de 2018 [citado 25º de abril de 2024];8(2). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/13458
Seção
Artigos Originais/ Original Articles