Educação permanente no processo de trabalho em saúde mental

  • Maria Carolina da Costa Pinheiro Universidade Federal de Pelotas
  • Álvaro Luiz Moreira Hypólito Universidade Federal de Pelotas
  • Luciane Prado Kantorski Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Educação continuada, Saúde mental, Pesquisa qualitativa

Resumo

Objetivo: reafirmar o potencial da Educação Permanente como constitutiva e qualificadora do processo de trabalho em saúde mental. Métodos: trata-se de um recorte da Pesquisa de Avaliação dos Centros de Atenção Psicossocial da Região Sul do Brasil, através de observações de campo, entrevistas semiestruturadas com profissionais, e análise hermenêutica e dialética. Resultados: organizadas nas categorias diversidade de atores, horizontalidade das relações e problematização/resolutividade, evidenciaram-se ações de Educação Permanente em Saúde como atividades de educação em saúde, de planejamento, avaliação das práticas e resolução dos problemas. Considerações Finais: ações de Educação Permanente em Saúde são potencialmente constitutivas e qualificadoras do processo de trabalho em saúde, e precisam ser valorizadas e incorporadas ao cotidiano dos serviços de saúde mental, como um modo de resistência ao enfrentamento dos desafios do Sistema Único de Saúde. 
Publicado
2019-05-08
Como Citar
1.
Pinheiro MC da C, Hypólito Álvaro LM, Kantorski LP. Educação permanente no processo de trabalho em saúde mental. J. nurs. health. [Internet]. 8º de maio de 2019 [citado 5º de novembro de 2024];9(2). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/13661
Seção
Artigos Originais/ Original Articles