Características evidenciadas em recém-nascidos de gestantes hipertensas e diabéticas: revisão sistemática da literatura

Palavras-chave: Gravidez de alto risco, Hipertensão induzida pela gravidez, Diabetes gestacional, Recém-nascido

Resumo

Objetivo: evidenciar quais são as repercussões no leito vascular e as características dos neonatos de gestantes com Síndromes Hipertensivas Gestacionais e/ou Diabetes Mellitus Gestacional. Método: trata-se de uma revisão sistemática de literatura, as buscas da pesquisa foram realizadas no mês de julho do ano de 2017, nas bases de dados da Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde e na National Library of Medicine. Os dados foram tabulados em planilhas do Excel, sendo aplicada a análise de conteúdo. Resultados: os recém-nascidos de mães hipertensas estiveram relacionados a prematuridade e baixo peso para a idade gestacional, enquanto os recém-nascidos de mães diabéticas são relacionados a uma maior idade gestacional ao nascimento e peso considerado grande para a idade gestacional. Considerações finais: salienta-se a importância do acompanhamento através do pré-natal desde os primórdios da gestação, como medida protetiva à saúde materno-infantil.

Biografia do Autor

Camila Zanesco, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Enfermeira graduada pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde na Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Doutora em Odontologia Preventiva e Social. Docente adjunta do departamento de Odontologia - UEPG.
Publicado
2019-03-01
Como Citar
1.
Albrecht CC, Zanesco C, Ribeiro MVG, Fadel CB, Silva DTR e. Características evidenciadas em recém-nascidos de gestantes hipertensas e diabéticas: revisão sistemática da literatura. J. nurs. health. [Internet]. 1º de março de 2019 [citado 29º de março de 2024];9(1). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/14395
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review