A realização de intercâmbio no doutorado em enfermagem: um relato de experiência

Palavras-chave: Intercâmbio educacional internacional, Enfermagem transcultural, Enfermagem

Resumo

Objetivo: relatar a experiência discente de pós-graduação de Enfermagem em Programa de intercâmbio internacional. Método: trata-se de um relato de experiência, sobre a participação no programa de Doutorado Sanduíche, realizado por meio de concessão de bolsa do Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, entre a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, São Paulo e a Universidade Laval, Quebec, entre agosto a dezembro de 2017. Resultados: participação em cursos, palestras e eventos, aluna ouvinte em disciplinas relacionadas à prática da enfermagem. Estratégia de aprendizagem baseada em problemas, as atividades de ensino foram realizadas em forma de apresentações audiovisuais, discussões em sala de aula, atividades em laboratório, trabalho em equipe, material multimídia, videoconferências, tutoriais e plataforma web. Considerações Finais: o intercambio é oportunidade para agregar valores, aprimorar o currículo e ampliar o conhecimento, além de conhecer diferentes linhas de pesquisas e teorias voltadas para a área da saúde.

Biografia do Autor

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Verde Norte (Favenorte)
Mestre em Ciências (EERP-USP). Especialista em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Coordenador da Atenção Básica em Monte Azul (MG) e Docente na Faculdade Verde Norte (FAVENORTE).
Publicado
2019-01-08
Como Citar
1.
Bardaquim VA, Dias EG. A realização de intercâmbio no doutorado em enfermagem: um relato de experiência. J. nurs. health. [Internet]. 8º de janeiro de 2019 [citado 20º de abril de 2024];9(1). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/14396
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report