Intervenções não farmacológicas ofertadas ao usuário com transtorno mental comum na atenção primária à saúde

  • Suellen Cristina da Silva Chaves Universidade de São Paulo
  • Maria do Perpétuo Socorro de Sousa Nobrega Universidade de São Paulo
  • Taires dos Santos Silva Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Transtornos mentais, Atenção primária à saúde, Terapias complementares

Resumo

Objetivo: analisar na literatura as intervenções não farmacológicas ofertadas aos indivíduos com Transtorno Mental Comum atendidos na Atenção Primária à Saúde. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa, realizada no mês de maio e junho de 2018, com análise de publicações indexadas em bases de dados, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, disponíveis gratuitamente, sem limitação da data de publicação. Resultados: foram selecionados cinco estudos que correspondiam aos critérios de inclusão e exclusão, sendo divididos em quatro temas principais: Terapia Cognitiva Comportamental; Terapia de resolução de problemas; Socioterapia e Cuidados Colaborativos. Considerações finais: os resultados ressaltam a escassez de estudos voltados para essa temática na literatura mundial e a necessidade do uso de terapias não farmacológicas como fator de consolidação da qualidade dos serviços prestados na Atenção Primária à Saúde.

Biografia do Autor

Suellen Cristina da Silva Chaves, Universidade de São Paulo
Enfermeira formada pela faculdade Evangélica do Paraná;Mestranda psiquiatria USP;
Maria do Perpétuo Socorro de Sousa Nobrega, Universidade de São Paulo
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica (ENP), Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Coordenadora do Curso de Licenciatura da Escola de Enfermagem da Universidade São Paulo, SP, Brasil.
Taires dos Santos Silva, Universidade de São Paulo
Acadêmica de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Publicado
2019-05-14
Como Citar
1.
Chaves SC da S, Nobrega M do PS de S, Silva T dos S. Intervenções não farmacológicas ofertadas ao usuário com transtorno mental comum na atenção primária à saúde. J. nurs. health. [Internet]. 14º de maio de 2019 [citado 18º de abril de 2024];9(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/14472
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review