Conhecendo a história e estrutura do Hospital Colônia Itapuã, antigo leprosário: um relato de experiência / Knowing the history and structure of Hospital Colônia Itapuã, former leprosarium: an experience report

Palavras-chave: Saúde, Enfermagem, Políticas de Saúde

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de uma visita guiada ao Hospital Colônia Itapuã. Método: trata-se de um relato de experiência de uma visita guiada realizada pelos alunos da Residência Multiprofissional em Saúde Mental e do Mestrado de Enfermagem Profissional da Universidade Vale Rio dos Sinos ocorrido no ano de 2016. Resultados: a visita consistiu em uma explanação teórica sobre a história da hanseníase no Brasil e no mundo, uma visita ao espaço dos objetos e documentos relacionados à criação do hospital, a história dos antigos moradores e por último a visita nos espaços físicos do Hospital Colônia Itapuã. Conclusões: entender, ver e ouvir os relatos sobre os indivíduos com hanseníase, leva a refletir sobre o cuidado ao outro e conhecer a história dos pacientes com hanseníase. Cabe informar sobre a cadeia epidemiológica da hanseníase, o tratamento e a cura que podem reduzir atitudes preconceituosas.

Biografia do Autor

Silvana Carloto Andres, Universidade do Vale do Rio do Sinos-
Mestre em Enfermagem. Enfermeira
Vania Celina Dezoti Micheletti, Universidade do Vale do Rio do Sinos-Mestrado Profissional em Enfermagem- Porto Alegre,RS, Brasil.
Doutora em Ciências Pneumológicas (UFRGS). Enfermeira e Docente do Curso de Mestrado Profissional em Enfermagem da  Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS.
Publicado
2020-08-13
Como Citar
1.
Andres SC, Micheletti VCD. Conhecendo a história e estrutura do Hospital Colônia Itapuã, antigo leprosário: um relato de experiência / Knowing the history and structure of Hospital Colônia Itapuã, former leprosarium: an experience report. J. nurs. health. [Internet]. 13º de agosto de 2020 [citado 30º de maio de 2024];10(5). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/14555