Estratégias de atendimento à crise psíquica por um serviço de atendimento móvel de urgência

Palavras-chave: Intervenção na crise, Saúde mental, Serviços de saúde mental, Psiquiatria, Transtornos mentais

Resumo

Objetivo: conhecer quais estratégias estão sendo adotadas no atendimento à crise psíquica pelos profissionais de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência num município do Recôncavo da Bahia. Métodos: estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Foram participantes, 22 profissionais que prestam assistência direta aos usuários do serviço. Coletaram-se os dados por meio de entrevista semiestruturada em abril de 2018, analisou-se os dados por meio da técnica de análise temática. Resultados: evidenciou-se como estratégias de atendimento: a avaliação da cena, ação conjunta com a polícia militar, ações de contenção física e química, orientação à família, encaminhamento do usuário para o serviço hospitalar. Considerações finais: as estratégias de atendimentos a crise psíquica são fundamentadas na psiquiatria clássica, havendo a necessidade de educação permanente das equipes do referido serviço, baseando-se nos cuidados fundamentados no modo de atenção psicossocial.

Biografia do Autor

Alana dos Santos de Souza
Enfermeira egressa do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus - Ba, Brasil.
Paula Hayasi Pinho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Psicolóloga. Doutora em Ciências. Professora assistente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus -Ba, Brasil.
Sinara Vera, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Enfermeira. Mestre. Professora assistente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus -Ba, Brasil.
Helena Moraes Cortes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora assistente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus -Ba, Brasil. CorrespondênciaHelena Moraes CortesCentro de Ciências da Saúde, Avenida Carlos Amaral, 1015, Rua do Cajueiro, Santo Antônio de Jesus - Ba, CEP: 44.574-490Email: helena@ufrb.edu.br
Publicado
2019-04-24
Como Citar
1.
de Souza A dos S, Pinho PH, Vera S, Cortes HM. Estratégias de atendimento à crise psíquica por um serviço de atendimento móvel de urgência. J. nurs. health. [Internet]. 24º de abril de 2019 [citado 29º de março de 2024];9(1). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/15019
Seção
Artigos Originais/ Original Articles