Contribuição da musicoterapia no transtorno do espectro autista: revisão integrativa da literatura / Contribution of music therapy to autism spectrum disorder: an integrative literature review

Palavras-chave: Musicoterapia, Terapêutica, Transtorno Autístico, Criança, Música

Resumo

Objetivo: verificar as evidências científicas sobre a contribuição da musicoterapia como intervenção no tratamento da criança com Transtorno Espectro Autista. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada na base de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e na Medical Literature Analysis and Retrieval System Online. A busca dos artigos foi realizada de janeiro a março de 2019, utilizando os seguintes descritores controlados: Musicoterapia, Terapêutica e Transtorno autístico que que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão do estudo. Resultados: Doze artigos evidenciaram o valor da música e o seu papel como recurso terapêutico em crianças. Conclusão: Analisou doze estudos que enfatizam o uso da musicoterapia como ferramenta de tratamento no TEA, tendo em vista que onze estudos descrevem a forma significativa na melhora do quadro clínico e/psicológico de crianças com Transtorno do Espectro Autista, ao proporcionar melhora na comunicação e na socialização.  

Biografia do Autor

Francisca Vieira de Oliveira, Centro Universitário Uninovafapi
Enfermeira. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Enfermeira do Hospital Municipal de Pedro Ferreira Calado. Governador Luiz Rocha (MA), Brasil
Marly Marques Rêgo Neta, Centro Universitário Uninovafapi
Enfermeira. Especialista em Saúde Pública e Docência. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Piaui (UFPI). Enfermeira da Unidade Mista de Saúde de Matias Olimpio (PI), Brasil.
Juliana Macêdo Magalhães, Centro Universitário Uninovafapi
3Enfermeira. Mestre em Saúde da Família. Doutoranda em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Parnaíba. Docente do Departamento de Enfermagem, do Centro Universitário Uninovafapi. Teresina, Piauí, Brasil. 
Adélia Dalva da Silva Oliveira, Centro Universitário Uninovafapi
Enfermeira.Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.Docente do Departamento de Enfermagem, do Centro Universitário Uninovafapi. Teresina, Piauí, Brasil.
Fernanda Claudia Miranda Amorim, Centro Universitário Uninovafapi
Enfermeira.Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Doutoranda em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Parnaíba Docente do Departamento de Enfermagem, do Centro Universitário Uninovafapi. Teresina, Piauí, Brasil. Email:
Claudia Maria Sousa de Carvalho, Centro Universitário Uninovafapi
Enfermeira. Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí. Docente do Departamento de Enfermagem, do Centro Universitário Uninovafapi. Teresina, Piauí, Brasil
Publicado
2021-04-01
Como Citar
1.
de Oliveira FV, Rêgo Neta MM, Magalhães JM, Oliveira AD da S, Amorim FCM, de Carvalho CMS. Contribuição da musicoterapia no transtorno do espectro autista: revisão integrativa da literatura / Contribution of music therapy to autism spectrum disorder: an integrative literature review. J. nurs. health. [Internet]. 1º de abril de 2021 [citado 21º de novembro de 2024];11(1). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/17779
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review