Manejo do cuidado e educação em saúde na atenção básica na pandemia do coronavírus / Care management and health education in the primary care in the coronavirus pandemic

Palavras-chave: Atenção primária à saúde, Educação em saúde, Infecções por coronavírus, Vírus da SARS

Resumo

Objetivo: refletir sobre o manejo do cuidado e a educação em saúde na Atenção Básica no enfrentamento da pandemia do Coronavírus. Método: relato de experiência descritivo da coordenação da atenção básica e uma enfermeira assistencial, das medidas adotadas para enfrentamento da pandemia entre março a junho de 2020 em um município do Norte de Minas Gerais, Brasil. Resultados:  o fluxo de atendimento nas Unidades de Saúde foi reorganizado. Adotou-se o trabalho remoto e o teleatendimento para os usuários. A visita domiciliar foi priorizada aos integrantes do grupo de risco do coronavírus. A educação em saúde foi intensificada por meio de rádios, carros de som, panfletos, cartazes, redes sociais, contato telefônico, entre outros. Conclusões: a falta de adoção de medidas que dialoguem com as recomendações dos órgãos de saúde faz com que a população desacredite no que é preconizado pelos profissionais e relute em aderir às medidas de prevenção.

Biografia do Autor

Ernandes Gonçalves Dias, Faculdade Verde Norte (Favenorte)
Mestre em Ciências (EERP-USP). Especialista em Docência na Saúde (UFRGS) e em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG). Coordenador da Atenção Básica em Monte Azul (MG) e Docente na Faculdade Verde Norte (FAVENORTE).
Débora Rejane Santos Veloso Ribeiro, Secretaria Municipal de Saúde de Monte Azul
Especialista em Saúde Coletiva e em Educação Permanente em Saúde. Prefeitura Municipal de Monte Azul (Monte Azul, Minas Gerais, Brasil).
Publicado
2020-08-10
Como Citar
1.
Dias EG, Ribeiro DRSV. Manejo do cuidado e educação em saúde na atenção básica na pandemia do coronavírus / Care management and health education in the primary care in the coronavirus pandemic. J. nurs. health. [Internet]. 10º de agosto de 2020 [citado 28º de março de 2024];10(4). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/19092
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report