Promovendo melhor adesão às atividades educativas no pré-natal: relato de experiência /Promoting better adherence to education activities in prenatal care: experience report

Palavras-chave: Atenção primária à saúde, Estratégia saúde da família, Educação em saúde, Cuidado pré-natal, Enfermagem

Resumo

Objetivo: relatar a experiência de uma intervenção realizada em uma Unidade Básica de Saúde frente a baixa adesão a um grupo de educação em saúde com gestantes. Método: relato de experiência ocorrido durante um estágio curricular da graduação em enfermagem, utilizando o Diagrama da Árvore para identificar os problemas da unidade básica de saúde. A experiência procedeu entre agosto e novembro de 2019. Resultados: identificou-se que havia falta de conhecimento sobre a existência do grupo e a falta de interesse de algumas gestantes em participar. Com a intervenção, obteve-se resultado positivo frente a adesão das gestantes às atividades, principalmente perante as estratégias utilizadas na educação em Saúde sobre cuidados com o recém-nascido, na elaboração de estúdio fotográfico e na ecografia ecológica. Conclusões: é necessário haver na Estratégia de Saúde da Família uma busca ativa eficiente, fortalecendo o vínculo entre equipe/usuário, principalmente durante o período gravídico.

Biografia do Autor

Daniela Aline Machado, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Enfermeira formada pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Rayhany Kelly de Sousa, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Enfermeira formada pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Daiane dos Santos, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Enfermeira formada pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Maria Denise Mesadri Giorgi, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
Mestre em EnfermagemEspecialista em Enfermagem Médico-CirúrgicaEspecialista em Práticas Integrativas e ComplementaresEspecialista em Fitoterapia ClinicaTerapeuta FloralTerapeuta Reikiana
Publicado
2021-09-28
Como Citar
1.
Machado DA, Sousa RK de, Santos D dos, Giorgi MDM. Promovendo melhor adesão às atividades educativas no pré-natal: relato de experiência /Promoting better adherence to education activities in prenatal care: experience report. J. nurs. health. [Internet]. 28º de setembro de 2021 [citado 19º de abril de 2024];11(4). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/19311