Palhaçoterapia enquanto estratégia de formação para as práticas de humanização do profissional de saúde / Clown therapy as a training strategy for health professional humanization practices

  • Carla Vitórya Mendes Paes Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, Pernambuco (PE). Brasil (BR). E-mail: carla.vitorya77@gmail.com ORCID: 0000-0002-5663-9650 http://orcid.org/0000-0002-5663-9650
  • Ana Dulce Batista Dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, Pernambuco (PE). Brasil (BR). E-mail: anadulcebs@yahoo.com.br ORCID: 0000-0002-6773-4127 http://orcid.org/0000-0002-6773-4127
  • Roberta Novaes de Santana Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, Bahia (BA). Brasil (BR). E-mail: robertansantana333@gmail.com ORCID: 0000-0002-3038-942X http://orcid.org/0000-0002-3038-942X
  • Drako de Amorim Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, Pernambuco (PE). Brasil (BR). E-mail: drakoamorim0@gmail.com ORCID: 0000-0002-0790-4534 http://orcid.org/0000-0002-0790-4534
  • Erasmo Militão Nobre Leite Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, Pernambuco (PE). Brasil (BR). E-mail: erasmo_nobre@hotmail.com ORCID: 0000-0003-4300-141X http://orcid.org/0000-0003-4300-141X
  • Mônica Cecília Pimentel de Melo Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, Pernambuco (PE). Brasil (BR). E-mail: monquinamelo@gmail.com ORCID: 0000-0003-4029-4886 http://orcid.org/0000-0003-4029-4886
Palavras-chave: Humanização da assistência, Capacitação de recursos humanos em saúde, Empatia

Resumo

Objetivo: compreender os impactos da palhaçoterapia enquanto estratégia de formação para conceitos e práticas de humanização do profissional de saúde. Método: estudo de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, desenvolvido com 14 profissionais da área da saúde de quatro especialidades que atuaram na extensão por pelo menos um ano. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. As entrevistas foram realizadas entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, analisadas através da análise temática de conteúdo. Resultados: emergiram três temáticas: Humanização na formação acadêmica: reflexos nas práticas de saúde; Desafios da humanização: acolhimento x cuidado; Reverberações da palhaçoterapia na formação para a humanização, presentando a palhaçoterapia como facilitadora de habilidades essenciais a humanização, através da valorização do sensível, do acolhimento e da corresponsabilização do cuidado. Conclusões: logo, o lúdico pode ser utilizado como ferramenta para aproximar a essência humana e promover saúde mental, desempenhando um papel terapêutico.

Biografia do Autor

Carla Vitórya Mendes Paes, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, Pernambuco (PE). Brasil (BR). E-mail: carla.vitorya77@gmail.com ORCID: 0000-0002-5663-9650
Enfermeira.
Ana Dulce Batista Dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, Pernambuco (PE). Brasil (BR). E-mail: anadulcebs@yahoo.com.br ORCID: 0000-0002-6773-4127
Enfermeira. Mestre em enfermagem. Docente do colegiado de enfermagem, Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Roberta Novaes de Santana, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, Bahia (BA). Brasil (BR). E-mail: robertansantana333@gmail.com ORCID: 0000-0002-3038-942X
Discente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia
Drako de Amorim Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, Pernambuco (PE). Brasil (BR). E-mail: drakoamorim0@gmail.com ORCID: 0000-0002-0790-4534
Estudante de Medicina pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Erasmo Militão Nobre Leite, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, Pernambuco (PE). Brasil (BR). E-mail: erasmo_nobre@hotmail.com ORCID: 0000-0003-4300-141X
Discente de graduação em Farmácia
Mônica Cecília Pimentel de Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, Pernambuco (PE). Brasil (BR). E-mail: monquinamelo@gmail.com ORCID: 0000-0003-4029-4886
Enfermeira. Doutora em educação em ciências,química da vida e saúde. Docente do colegiado de enfermagem, Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Publicado
2021-08-25
Como Citar
1.
Mendes Paes CV, Batista Dos Santos AD, Santana RN de, Souza D de A, Leite EMN, de Melo MCP. Palhaçoterapia enquanto estratégia de formação para as práticas de humanização do profissional de saúde / Clown therapy as a training strategy for health professional humanization practices. J. nurs. health. [Internet]. 25º de agosto de 2021 [citado 19º de abril de 2024];11(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/20001
Seção
Artigos Originais/ Original Articles