Aleitamento materno na perspectiva de puérperas / Breastfeeding in the perspective of puerperal women

Palavras-chave: Saúde da mulher, Período pós-parto, Aleitamento materno, Conhecimento, Enfermagem

Resumo

Objetivo: compreender as percepções de puérperas acerca do aleitamento materno. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida em outubro de 2019, em município da Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, com sete puérperas, nos seus domicílios, utilizando-se a técnica de criatividade e sensibilidade “Almanaque” e entrevista semiestruturada. Adotou-se a análise de conteúdo. Resultados: as puérperas apresentam conhecimentos superficiais sobre os benefícios do aleitamento materno e o tempo recomendado para manter a prática de forma exclusiva. Elas reconhecem a importância das orientações profissionais e de suporte social para adesão e manutenção do aleitamento. Conclusão: são necessárias ações de educação em saúde, que ultrapassem o modelo biomédico e incluam uma escuta de qualidade quanto aos saberes, as experiências e as crenças das mulheres sobre o aleitamento materno, bem como o ambiente e as influências que recebem das pessoas que a cercam.

Biografia do Autor

Rhayanna de Vargas Perez, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Enfermeira. Residente da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos na Saúde da Mulher (GRUPESM).
Lisie Alende Prates, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Especialista em Cuidado Pré-Natal e em Enfermagem Obstétrica. Professora da Universidade Federal do Pampa. Líder do Grupo de Pesquisas e Estudos na Saúde da Mulher (GRUPESM).
Jussara Mendes Lipinski, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora aposentada da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana. Vice-Líder do Grupo de Pesquisas e Estudos em Saúde da Mulher (GRUPESM) da UNIPAMPA.
Ana Paula de Lima Escobal, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Luiza Cremonese, Hospital Universitário de Santa Maria.
Enfermeira. Doutora em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família e em Saúde do Adolescente. Enfermeira do Hospital Universitário e Santa Maria (HUSM).
Natália da Silva Gomes, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
Enfermeira. Residente Multiprofissional em Atenção Básica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos na Saúde da Mulher (GRUPESM).
Publicado
2022-04-11
Como Citar
1.
Perez R de V, Prates LA, Lipinski JM, Escobal AP de L, Cremonese L, Gomes N da S. Aleitamento materno na perspectiva de puérperas / Breastfeeding in the perspective of puerperal women. J. nurs. health. [Internet]. 11º de abril de 2022 [citado 25º de maio de 2024];12(1). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/20400
Seção
Artigos Originais/ Original Articles