Concepções e práticas sobre percurso da formação em saúde mental do enfermeiro / Conceptions and practices on the path of nursing training in mental health

Palavras-chave: Educação em enfermagem, Enfermagem psiquiátrica, Saúde mental, Teoria fundamentada

Resumo

Objetivo: analisar, por meio das narrativas de enfermeiros, as concepções e práticas sobre sua atuação produzidas no percurso da formação em saúde mental. Método: estudo qualitativo baseado na Teoria Fundamentada nos Dados realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com enfermeiros dos Centros de Atenção Psicossocial de uma capital do Nordeste brasileiro, de agosto a dezembro de 2017. Os dados foram analisados e validados segundo os pressupostos do arcabouço teórico utilizado. Resultados: participaram oito enfermeiros que apontaram a formação universitária como o primeiro ponto de preparação para atuação em saúde mental, concebida como experiência “traumática” e geradora de grande ansiedade, interferindo na percepção, identificação e inserção na área. Conclusões: é necessário refletir criticamente sobre a formação do enfermeiro em saúde mental, por persistir conteúdos teóricos e experiências práticas discordantes com o paradigma psicossocial da Reforma Psiquiátrica brasileira. Tal reflexão é imprescindível para novos modos de formar para o cuidado.

Biografia do Autor

Alexsandro Batista de Alencar, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB/CE
Enfermeiro; Mestre em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB/CE Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/CE). E-mail: alexsandro.alencar@hotmail.com ORCID: 0000-0002-7348-6772
Carolina Maria de Lima Carvalho, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB/CE
Enfermeira; Pós-Doutora e Professora Adjunta no Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB/CEUniversidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB/CE). E-mail: carolinacarvalho@unilab.edu.br ORCID: 0000-0002-5173-5360
Michell Ângelo Marques Araújo, Universidade Federal do Ceará - UFC
Enfermeiro; Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: micenf@yahoo.com.br ORCID: micenf@yahoo.com.br
José Maria Ximenes Guimarães, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Enfermeiro; Pós-Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará. Universidade Estadual do Ceará (UECE). E-mail: jm_ximenes@hotmail.com ORCID: 0000-0002-5682-6106
Ângela Maria Alves e Souza, Universidade Federal do Ceará - UFC
Enfermeira; Doutora em Enfermagem. Professora Associada III no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: amasplus@yahoo.com.br ORCID: 0000-0002-4746-1870
Edmara Chaves Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Médica Veterinária; Pós-Doutora. Professora Adjunta IV no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-BrasileiraUniversidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). E-mail: edmaracosta@unilab.edu.br ORCID: 0000-0003-0007-6681
Publicado
2022-03-14
Como Citar
1.
Alencar AB de, Carvalho CM de L, Araújo M Ângelo M, Guimarães JMX, Alves e Souza Ângela M, Costa EC. Concepções e práticas sobre percurso da formação em saúde mental do enfermeiro / Conceptions and practices on the path of nursing training in mental health. J. nurs. health. [Internet]. 14º de março de 2022 [citado 5º de novembro de 2024];12(1). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/20435
Seção
Artigos Originais/ Original Articles