Desenvolvimento de ferramenta para avaliação de risco, registro e monitoramento de lesão por pressão / Development of a tool for risk assessment, recording and pressure injury monitoring

Palavras-chave: Lesão por pressão, Fatores de risco, Registros eletrônicos de saúde, Hospitais, Enfermagem

Resumo

Objetivo: descrever a experiência do desenvolvimento de uma ferramenta para avaliação de risco, registro e monitoramento de lesão por pressão em um hospital público. Método: relato de experiência de atividade desenvolvida entre os anos de 2017 e 2020 a partir do desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação de lesão por pressão em um hospital público brasileiro. Resultados: implantação da ferramenta no hospital, monitoramento em relação ao risco de lesão por pressão, identificação dos pacientes com risco, acesso ao painel de gestão com informações sobre avaliação de risco atualizado a cada três horas, possibilidade de extração dos indicadores de incidência e prevalência, integração da ferramenta na plataforma oficial de apoio à gestão hospitalar dos hospitais universitários federais. Conclusões: foi observado um avanço nos processos relacionados à avaliação de risco de lesão por pressão na instituição e possibilidade de expansão para outros hospitais públicos. 

Biografia do Autor

Fernanda Sant´Ana Tristão, UFPel
Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Grupo de Estudo e Pesquisa em Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas (GEPPTELC).Rio Grande do Sul (RS), Brasil.
Mônica Cristina Bogoni Savian, Hospital Escola UFPEL Ebserh
Estatística. Mestre em Engenharia de Produção. Chefe da Unidade de Monitoramento e Avaliação.Analista Administrativo-Estatística. Hospital Escola UFPEL Ebserh. Rio Grande do Sul (RS), Brasil.
Nathalie Rey da Silva Aquino, Hospital Escola UFPEL Ebserh
Bacharel em ciências da computação. Mestre em Ciência da Computação. Analista de Tecnologia da Informação. Hospital Escola UFPEL Ebserh. Rio Grande do Sul (RS), Brasil.
Susana Cecagno, Hospital Escola UFPEL Ebserh
Enfermeira. Doutora em Ciências. Chefe do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde. Hospital Escola UFPEL Ebserh. Rio Grande do Sul (RS), Brasil.
Maria Angélica Silveira Padilha, Hospital Escola UFPEL Ebserh
Enfermeira. Mestre em Ciências. Coordenadora do Grupo de Pele. Hospital Escola UFPEL Ebserh. Rio Grande do Sul (RS), Brasil.
Publicado
2021-09-24
Como Citar
1.
Tristão FS, Savian MCB, Aquino NR da S, Cecagno S, Padilha MAS. Desenvolvimento de ferramenta para avaliação de risco, registro e monitoramento de lesão por pressão / Development of a tool for risk assessment, recording and pressure injury monitoring. J. nurs. health. [Internet]. 24º de setembro de 2021 [citado 19º de abril de 2024];11(4). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/20641