Família, tomada de decisão e apoio dos profissionais nas unidades de terapia intensiva: revisão integrativa / Family, decision-making and support of professionals in intensive care units: an integrative review

Palavras-chave: Enfermagem, Família, Unidades de terapia intensiva, Satisfação pessoal, Tomada de decisões

Resumo

Objetivo: analisar a produção científica sobre condutas de apoio dos profissionais às famílias e a participação destas no processo de tomada de decisão diante da internação de um dos seus integrantes. Método: revisão integrativa nas bases Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System Online e COCHRANE com os descritores: Intensive Care Units, Decision making, Family e Personal Satisfaction entre 2015 e 2019. Resultados: selecionados 17 artigos em três categorias: “aspectos relacionados com o apoio dos profissionais à família”; “Voz dos familiares como tomadores de decisões”; e “Estresse pós-traumático do familiar ao tomar decisões difíceis”. Conclusão: evidenciou-se a importância do apoio dos profissionais por meio de comunicação clara e honesta, valorizando a família como participantes do cuidado no processo de tomadas de decisões na Unidade de Terapia Intensiva.

Biografia do Autor

Josiele de Lima Neves, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Mestre em Ciências. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Bolsista CAPES
Eda Schwartz, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Pós-doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Pesquisadora do NUCCRIN. Bolsista CNPq.
Lílian Moura de Lima Spagnolo, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Doutora em Enfermagem. Professora da Faculdade de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Fernanda Lise, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Doutora em Ciências. Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Jéssica Stragliotto Bazzan, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Mestre em Ciências. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Bolsista CAPES.
Publicado
2022-07-30
Como Citar
1.
Neves J de L, Schwartz E, Spagnolo LM de L, Lise F, Bazzan JS. Família, tomada de decisão e apoio dos profissionais nas unidades de terapia intensiva: revisão integrativa / Family, decision-making and support of professionals in intensive care units: an integrative review. J. nurs. health. [Internet]. 30º de julho de 2022 [citado 18º de abril de 2024];12(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/20895
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review