Contribuições do Arco de Maguerez na formação em saúde: um relato de experiência / Contributions of Maguerez Arch for health training: an experience report

Palavras-chave: Promoção da saúde, Educação em saúde, Participação social, Educação superior, Capacitação de recursos humanos em saúde

Resumo

Objetivo: entender o Arco de Maguerez como ferramenta de trabalho da Prática de Ensino na Comunidade, conforme sua orientação pedagógica, composição metodológica e inspiração epistemológica e interpretá-lo no contexto vivenciado. Método: relato de experiência vivenciado por 11 acadêmicos da Universidade Federal de Sergipe, pela equipe pedagógica e discentes do ensino fundamental de uma Escola Pública Municipal, localizada no município de Lagarto, Sergipe, no ano de 2017. As atividades aconteceram de acordo com as cinco etapas do Arco de Maguerez. Ações de intervenção foram planejadas e aplicadas junto à comunidade escolar para a minimização de questões problemáticas identificadas pelos próprios participantes. Resultados: a ferramenta estimula a promoção da saúde local e impulsionou o desenvolvimento de habilidades na formação em saúde dos acadêmicos envolvidos. Conclusão: construir conhecimento compartilhado, com base na realidade, exigiu criticidade e articulação dos acadêmicos, possibilitou e viabilizou a integração entre ensino-serviço-comunidade.

Biografia do Autor

Dierlen Ferreira de Souza, Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Antônio Garcia Filho, Lagarto/SE.
Graduanda em Nutrição. Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Lagarto/SE.
Laíse Luemmy de Lima Ferreira, Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Antônio Garcia Filho, Lagarto/SE.
Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Lagarto/SE.
Alan Santos Reis, Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Antônio Garcia Filho, Lagarto/SE.
Graduando em Medicina. Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus Lagarto/SE.
Renata Jardim, Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Antônio Garcia Filho, Lagarto/SE.
Graduada em Fonoaudiologia. Doutora e mestre em Saúde Pública. Professora Adjunta do Departamento de Educação em Saúde da Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto/SE.
Márcia Schott, Universidade Federal de Sergipe, Campus Prof. Antônio Garcia Filho, Lagarto/SE.
Graduada em Nutrição. Especialista em Educação Profissional em Saúde. Mestre em Saúde Pública. Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Educação em Saúde da Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto/SE.
Publicado
2021-11-22
Como Citar
1.
Souza DF de, Ferreira LL de L, Reis AS, Jardim R, Schott M. Contribuições do Arco de Maguerez na formação em saúde: um relato de experiência / Contributions of Maguerez Arch for health training: an experience report. J. nurs. health. [Internet]. 22º de novembro de 2021 [citado 14º de julho de 2024];11(4). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/21604