O cuidado do idoso com Alzheimer e a resiliência do cuidador informal

Palavras-chave: Cuidadores, Doença de Alzheimer, Idoso, Resiliência Psicológica, Enfermagem

Resumo

Objetivo: compreender o cuidado com o idoso com a doença de Alzheimer e a resiliência do cuidador informal. Método: pesquisa qualitativa com 20 cuidadores de idosos realizada de agosto a dezembro de 2019 através de um roteiro sociodemográfico-econômico e questões norteadoras analisadas pela Análise de conteúdo e Teoria das Representações Sociais. Resultados: foi observada a complexidade, singularidade e dualidade de sentimentos no cuidado com o idoso com a doença de Alzheimer. Apesar dos cuidadores não compreenderem o significado de resiliência, existe o desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento do cotidiano de cuidados. Conclusões: o cuidador convive com a ambivalência de sentimentos e experiências, de caráter semelhante ou oposto, que interferem inteiramente no cuidado prestado e que contribuem na construção do processo de resiliência deste cuidador informal familiar.

Biografia do Autor

Alex Ribeiro da Silva, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
Enfermeiro da Prefeitura Municipal de Senador Firmino (MG). 
Ícaro Gabriel Carvalho da Cruz, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Kellen Rosa Coelho, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
Professora adjunta da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), do Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO) (Divinópolis - MG).
Flávia de Oliveira, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)
Professora Adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei/CCO, Coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família (RESENF).
Publicado
2023-10-02
Como Citar
1.
da Silva AR, Campos AR, da Cruz Ícaro GC, Araújo SS, Coelho KR, Oliveira F de. O cuidado do idoso com Alzheimer e a resiliência do cuidador informal. J. nurs. health. [Internet]. 2º de outubro de 2023 [citado 12º de maio de 2024];13(1):e13122347. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/22347
Seção
Artigos Originais/ Original Articles