Educação em saúde sobre febre maculosa: uma revisão integrativa da literatura

Palavras-chave: Febre Maculosa das Montanhas Rochosas, Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Controle de Doenças Transmissíveis, Doenças Transmitidas por Carrapatos

Resumo

Objetivo: identificar as evidências científicas sobre educação em saúde em Febre Maculosa. Método: revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados: US National Library of Medicine/Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Web of Science, Science Direct, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e na Base de Dados em Enfermagem. Os critérios de inclusão foram artigos científicos originais e/ou artigos científicos teóricos, em inglês, espanhol e português e sem restrição de tempo. A análise dos resultados, ocorreu em janeiro de 2022. Resultados: foram incluídos cinco estudos provenientes do Brasil, Estados Unidos e México. Mudanças nos indicadores epidemiológicos foram observados nos dois estudos de intervenção. Conclusão: a educação em saúde para Febre Maculosa ainda é um campo pouco explorado, evidenciando a importância das ações educativas para a prevenção da doença.

Biografia do Autor

Gabriela Rodrigues Bragagnollo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
Nurse. Master in Health Sciences, Doctoral Student. Program in Nursing and Public Health at the Ribeirão Preto College of Nursing, University of São Paulo, SP, PAHO / WHO Collaborating Center for Research Development in Nursing, Ribeirão Preto, SP, Brazil.  University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing
Bianca Resende, University of São Paulo (USP)
Nurse, University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing.
Marcela das Neves Guimarães Porciúncula, Federal University of Alagoas (UFAL)
Nurse. Maste Student, School of the Federal University of Alagoas
Bruna Domingos dos Santos, University of São Paulo (USP)
Nurse. Master in Health Sciences, Doctoral Student. Program in Nursing and Psychiatric at the Ribeirão Preto College of Nursing, University of São Paulo, SP, PAHO / WHO Collaborating Center for Research Development in Nursing, Ribeirão Preto, SP, Brazil.  University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing
Rosangela Andrade Aukar de Camargo, University of São Paulo (USP)
Professor of the Graduate Program in Nursing and the Department of Maternal-Child Nursing and Public Health at the Ribeirão Preto College of Nursing, University of São Paulo, SP, PAHO / WHO Collaborating Center for Research Development in Nursing, Ribeirão Preto, SP, Brazil.
Wallacy Jhon Silva Araújo, Federal University of Pernambuco (UFPE)
Nurse.Master in Nursing and Health Education from the Postgraduate Program in Nursing. Federal University of Pernambuco
Estela Maria Leite Meirelles Monteiro, Federal University of Pernambuco (UFPE)
Professor of the Postgraduate Program in Nursing and the Child and Adolescent Health Program at the Federal University of Pernambuco. Researcher at the Nursing Assistance and Care Study Group (CNPq).
Beatriz Rossetti Ferreira, University of São Paulo (USP)
Professor of the Graduate Program in Nursing and the Department of Maternal-Child Nursing and Public Health at the Ribeirão Preto College of Nursing, University of São Paulo, SP, PAHO / WHO Collaborating Center for Research Development in Nursing, Ribeirão Preto, SP, Brazil.
Publicado
2023-12-21
Como Citar
1.
Bragagnollo GR, Resende B, das Neves Guimarães Porciúncula M, dos Santos BD, de Camargo RAA, Araújo WJS, Monteiro EMLM, Ferreira BR. Educação em saúde sobre febre maculosa: uma revisão integrativa da literatura. J. nurs. health. [Internet]. 21º de dezembro de 2023 [citado 21º de novembro de 2024];13(3):e13322668. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/22668
Seção
Artigos Originais/ Original Articles