Estresse autorrelatado entre estudantes universitários durante a pandemia do novo coronavírus

Palavras-chave: COVID-19, Saúde do estudante, Estilo de vida, Acontecimentos que mudam a vida, Estresse psicológico

Resumo

Objetivo: identificar a relação entre o estresse autorrelatado e as características sociodemográficas e hábitos de vida entre estudantes de graduação de uma instituição de ensino privada durante a pandemia do novo coronavírus. Método: estudo transversal com 306 estudantes do estado do Paraná, Sul do Brasil. Os dados foram coletados de julho a agosto de 2020 em uma plataforma digital. Utilizou dois questionários contendo 32 questões. Os dados foram analisados de acordo com a frequência absoluta e relativa. Considerou a significância de 0,05. Resultados: evidenciou-se que, 51,96% dos estudantes autorrelataram estresse. Sexo, idade, relação conjugal, qualidade do sono, consumo de álcool e maconha nos últimos três meses, desistir do curso e frequentar aulas durante a pandemia foram significativas para aumento do estresse autorrelatado. Conclusão: a pandemia afetou os hábitos de vida e gerou estresse nos estudantes. É preciso buscar medidas para promover saúde mental e consequentemente melhorar o ensino e aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Caroline Pereira, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
Graduada em Educação Física e Fisioterapia. Especialista em Fisioterapia Esportiva e em Geriatria e Gerontologia.
Fernanda Guidi Fabris, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
Fisioterapeuta. Mestra em Fisioterapia.
Marcos Augusto Moraes Arcoverde, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Enfermeiro. Doutor em Ciências.
Maria José Quina Galdino, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Enfermeira. Doutora em Enfermagem.
Júlia Trevisan Martins, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. 
Paola Obreli Bersi, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Enfermeira.
Alessandro Rolim Scholze, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Enfermeiro. Doutor em Ciências.

Referências

Manchia M, Gathier AW, Yapici-Eser H, Schmidt MV, de Quervain D, van Amelsvoort T, et al. The impact of the prolonged COVID-19 pandemic on stress resilience and mental health: A critical review across waves. Eur. neuropsychopharmacol. 2022;55:22-83. DOI: https://doi.org/10.1016/j.euroneuro.2021.10.864

Chen D, Jiang X, Hong Y, Wen Z, Wei S, Peng G, et al. Distinguish Patients With Negative From Those With Positive Initial RT-PCR Results for Coronavirus Disease (COVID-19)? AJR am. j. roentgenol. 2021;216(1):66-70. DOI: https://doi.org/10.2214/AJR.20.23012

Aquino EML, Silveira IH, Pescarini JM. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc. Saúde Colet. (Impr.). 2020;25(suppl 1):2423-46. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020

World Health Organization (WHO). Overview of public health and social measures in the context of COVID-19 (Interim guidance). 2020. Available from: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/332115/WHO-2019-nCoV-PHSM_Overview-2020.1-eng.pdf?sequence=1

Silva LLS, Lima AFR, Polli DA, Razia PFS, Pavão LFA, Cavalcanti MAFH, et al. Social distancing measures in the fight against COVID-19 in Brazil: description and epidemiological analysis by state. Cad. Saúde Pública (Online). 2020;36(9). DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00185020

Chadi N, Ryan NC, Geoffroy MC. COVID-19 and the impacts on youth mental health: emerging evidence from longitudinal studies. Can. j. public health. 2022;113(1):44-52. DOI: https://doi.org/10.17269/s41997-021-00567-8.

Alves L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas - Educação. 2020;8(3):348-65. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365

Ministério da Educação (BR). Portaria n° 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União. 17 jun 2020;Seção1:62-3. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/302455425/dou-secao-1-17-06-2020-pg-62

Tanaka EZ, Sartori DVB, Ferreira LR, Bermejo LJ. A educação a distância nos cursos de graduação em enfermagem: aplicação e efetividade. Revista on line de Política e Gestão Educacional. 2017;21(1):831-4. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10455

Chen T, Lucock M. The mental health of university students during the COVID-19 pandemic: An online survey in the UK. PLos ONE. 2022;17(1):e0262562. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0262562

Kantorski LP, Wünsch CG, Souza TT, Farias TA, Oliveira MM de. Potencialidades e limites do ensino remoto emergencial de saúde mental no contexto da COVID-19. Rev. enferm. UFSM. 2022;12(e25)1-20. DOI: https://doi.org/10.5902/2179769268178

Thoen A, Steyaert J, Alaerts K, Evers K, Van Damme T. A systematic review of self-reported stress questionnaires in people on the autism spectrum. Review journal of autism and developmental disorders. 2023;10(2):295-318. DOI: https://doi.org/10.1007/s40489-021-00293-4

Xin M, Yang C, Zhang L, Gao C, Wang S. The impact of perceived life stress and online social support on university students' mental health during the post-COVID era in Northwestern China: gender-specific analysis. BMC public health (Online). 2024 Feb 14;24(1):467. DOI: https://doi.org/10.1186/s12889-024-17935-x

Portela JMG, Mello AL, Freitas EO, Silva RM, Carmo DRP, Siqueira DF. Use of psychoactive substances and mental health in university students during the covid-19 pandemic. REME rev. min. enferm. 2022;26:e-1449. DOI: http://dx.doi.org/10.35699/2316-9389.2022.37251

Ferro LRM, Trigo AA, Oliveira AJ, Almeida MAR, Tagava RF, Meneses-Gaya C, et al. Estresse percebido e o uso de álcool, tabaco e outras drogas entre universitários. Saude e pesqui. (Impr.). 2019;12(3):573-81. DOI: http://dx.doi.org/10.17765/2176-9206.2019v12n3p573-581

Limone P, Toto GA, Messina G. Impact of the COVID-19 pandemic and the Russia-Ukraine war on stress and anxiety in students: a systematic review. Front Psychiatry. 2022;13:1081013. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyt.2022.1081013

Maia BR, Dias PC. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estud. Psicol. (Campinas, Online). 2020;37. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067

Demenech LM, Neiva-Silva L, Antochevis AF, Almeida TR, Dumith SC. Estresse percebido entre estudantes de graduação: fatores associados, a influência do modelo ENEM/SiSU e possíveis consequências sobre a saúde. J. bras. psiquiatr. 2023;72(1):19–28. DOI: https://doi.org/10.1590/0047-2085000000398

Sun S, Goldberg SB, Lin D, Qiao S, Operario D. Psychiatric symptoms, risk, and protective factors among university students in quarantine during the COVID-19 pandemic in China. Global. health. 2021;17(1):15. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s12992-021-00663-x

Guimarães MF, Vizzotto MM, Avoglia HRMC, Paiva EAF. Depresión, ansiedad, estrés y calidad de vida para estudiantes de universidades públicas y privadas. Rev. Psicol., Divers. Saúde. 2022;11:e4038. DOI: https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2022.e4038

Hernández-Yépez PJ, Muñoz-Pino CO, Ayala-Laurel V, Contreras-Carmona PJ, Inga-Berrospi F, Vera-Ponce VJ, et al. Factors Associated with Anxiety, Depression, and Stress in Peruvian University Students during the COVID-19 Pandemic. Int. j. environ. res. public health (Online). 2022;19(21):14591. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph192114591

Kumar S, Lee NK, Pinkerton E, Wroblewski KE, Lengyel E, Tobin M. Resilience: a mediator of the negative effects of pandemic-related stress on women's mental health in the USA. Arch. womens ment. health. 2022;25(1):137-46. DOI: https://doi.org/10.1007/s00737-021-01184-7

Copatti AL, Ferrari AG, Hoewell AG, Silva M da R. Relatos da Pandemia: Ser Mulher e Mãe em Tempos de Covid-19. Psicol. ciênc. prof. 2023;43:e253659. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003253659

Santana MS, Santos RS, Barreto ACM, Mouta RJO, Borges SCS. Vulnerabilidade feminina a violência física no período da pandemia de Covid-19 Rev. Enferm. UERJ (Online). 2022;30(1):e65076. DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.65076

Gardani M, Bradford DRR, Russell K, Allan S, Beattie L, Ellis JG, et al. A systematic review and meta-analysis of poor sleep, insomnia symptoms and stress in undergraduate students. Sleep med. rev. 2022;61:101565. DOI: https://doi.org/10.1016/j.smrv.2021.101565

Garcia LP, Sanchez ZM. Alcohol consumption during the COVID-19 pandemic: a necessary reflection for confronting the situation. Cad. Saúde Pública (Online). 2020;36(10). DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00124520

Faro A, Bahiano MA, Nakano TC, Reis C, Silva BFP, Vitti LS. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estud. Psicol. (Campinas, Online). 2020;37. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200074

Martins YM, Padilha WWN. Pedagogical strategies for inclusion and retention of studentsinthepandemic period: an experience report. Rev. ABENO. 2021;21(1):1263. DOI: http://dx.doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1263

Silva K, Justino L. Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: Percepções de concluintes do curso de licenciatura em Educação Física da UFPR. Revista Pensar a Prática. 2022;25:72344. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v25.72344

Cao W, Fang Z, Hou G, Han M, Cu X, Dong J, et al. The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry res. 2020;287:112934. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112934

Publicado
2024-05-13
Como Citar
1.
Pereira HC, Fabris FG, Arcoverde MAM, Galdino MJQ, Martins JT, Bersi PO, Scholze AR. Estresse autorrelatado entre estudantes universitários durante a pandemia do novo coronavírus. J. nurs. health. [Internet]. 13º de maio de 2024 [citado 23º de dezembro de 2024];14(1):e1424238. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/24238
Seção
Artigos Originais/ Original Articles