Estresse autorrelatado entre estudantes universitários durante a pandemia do novo coronavírus
Resumo
Objetivo: identificar a relação entre o estresse autorrelatado e as características sociodemográficas e hábitos de vida entre estudantes de graduação de uma instituição de ensino privada durante a pandemia do novo coronavírus. Método: estudo transversal com 306 estudantes do estado do Paraná, Sul do Brasil. Os dados foram coletados de julho a agosto de 2020 em uma plataforma digital. Utilizou dois questionários contendo 32 questões. Os dados foram analisados de acordo com a frequência absoluta e relativa. Considerou a significância de 0,05. Resultados: evidenciou-se que, 51,96% dos estudantes autorrelataram estresse. Sexo, idade, relação conjugal, qualidade do sono, consumo de álcool e maconha nos últimos três meses, desistir do curso e frequentar aulas durante a pandemia foram significativas para aumento do estresse autorrelatado. Conclusão: a pandemia afetou os hábitos de vida e gerou estresse nos estudantes. É preciso buscar medidas para promover saúde mental e consequentemente melhorar o ensino e aprendizado.Referências
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