Fatores que motivam os enfermeiros no exercício da profissão: pesquisa qualitativa

Palavras-chave: Enfermeiras e enfermeiros, Motivação, Pesquisa qualitativa, Satisfação no emprego, Satisfação pessoal

Resumo

Objetivo: identificar fatores que motivam enfermeiros no exercício da profissão e fornecer recomendações para favorecer a motivação desses profissionais. Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Fazem parte da pesquisa um total de 32 narrativas de enfermeiros que atuam em serviços de saúde no Brasil. Foi utilizada a análise de conteúdo. Resultados: quatro temas foram identificados: (1) escolha da profissão de Enfermagem; (2) sentimentos com relação à profissão de Enfermagem; (3) fontes de motivação dos enfermeiros; (4) sugestões para favorecer a motivação dos enfermeiros. Conclusões: enfermeiros acreditam que o próprio ato de cuidar é uma importante fonte de motivação. Enfermeiros se sentem realizados, porém também estão desgastados devido às condições de trabalho. Reconhecimento profissional, melhores condições de trabalho e apoio institucional são alguns dos fatores que poderiam impulsionar a motivação dos enfermeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Ferreira Aydogdu, Istanbul Health and Technology University (ISTUN), Faculty of Health Sciences
Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-Graduação, em Nível de Especialização no Moldes de Residência em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestra em Administração Hospitalar e de Instituições de Saúde pela Universidade de Istambul. Doutora em Administração em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Florence Nightingale da Universidade de Istambul - Cerrahpasa.
Publicado
2023-12-06
Como Citar
1.
Aydogdu ALF. Fatores que motivam os enfermeiros no exercício da profissão: pesquisa qualitativa. J. nurs. health. [Internet]. 6º de dezembro de 2023 [citado 22º de fevereiro de 2025];13(3):e13324325. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/24325
Seção
Artigos Originais/ Original Articles