Fatores que motivam os enfermeiros no exercício da profissão: pesquisa qualitativa

Palavras-chave: Enfermeiras e enfermeiros, Motivação, Pesquisa qualitativa, Satisfação no emprego, Satisfação pessoal

Resumo

Objetivo: identificar fatores que motivam enfermeiros no exercício da profissão e fornecer recomendações para favorecer a motivação desses profissionais. Método: estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Fazem parte da pesquisa um total de 32 narrativas de enfermeiros que atuam em serviços de saúde no Brasil. Foi utilizada a análise de conteúdo. Resultados: quatro temas foram identificados: (1) escolha da profissão de Enfermagem; (2) sentimentos com relação à profissão de Enfermagem; (3) fontes de motivação dos enfermeiros; (4) sugestões para favorecer a motivação dos enfermeiros. Conclusões: enfermeiros acreditam que o próprio ato de cuidar é uma importante fonte de motivação. Enfermeiros se sentem realizados, porém também estão desgastados devido às condições de trabalho. Reconhecimento profissional, melhores condições de trabalho e apoio institucional são alguns dos fatores que poderiam impulsionar a motivação dos enfermeiros.

Biografia do Autor

Ana Luiza Ferreira Aydogdu, Istanbul Health and Technology University (ISTUN), Faculty of Health Sciences
Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-Graduação, em Nível de Especialização no Moldes de Residência em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestra em Administração Hospitalar e de Instituições de Saúde pela Universidade de Istambul. Doutora em Administração em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Florence Nightingale da Universidade de Istambul - Cerrahpasa.
Publicado
2023-12-06
Como Citar
1.
Aydogdu ALF. Fatores que motivam os enfermeiros no exercício da profissão: pesquisa qualitativa. J. nurs. health. [Internet]. 6º de dezembro de 2023 [citado 29º de fevereiro de 2024];13(3):e13324325. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/24325
Seção
Artigos Originais/ Original Articles