Vivência de professores com educação em saúde para crianças em idade escolar

Palavras-chave: Educação em saúde, Educação em enfermagem, Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar a vivência de professores da rede pública de ensino sobre educação em saúde para crianças de seis a 12 anos. Método: pesquisa qualitativa com 10 professores que atuam na rede pública há mais de um ano. A entrevista semiestruturada online foi utilizada e a análise do discurso de Orlandi. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição proponente sob o parecer: 4.260.595. Resultados: as vivências dos professores foram organizadas em quatro temas, que desvelou: significado da educação em saúde; temas relevantes para a educação em saúde com crianças; estratégias adotadas na escola para educação em saúde e; importância do enfermeiro na escola. Conclusão: apesar dos professores reconhecerem a importância do Enfermeiro na Escola, suas narrativas são orientadas pelo paradigma biomédico, com foco nas doenças prevalentes na faixa etária das crianças e não na criança em si.
Publicado
2022-12-16
Como Citar
1.
Bubadué R de M, Ferreira JD. Vivência de professores com educação em saúde para crianças em idade escolar. J. nurs. health. [Internet]. 16º de dezembro de 2022 [citado 7º de novembro de 2024];12(2). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/24682
Seção
Artigos Originais / Original Articles