Retenção de conhecimento sobre reanimação cardiopulmonar pela equipe de enfermagem

Palavras-chave: Parada cardíaca, Reanimação cardiopulmonar, Conhecimento, Educação continuada, Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar a aquisição e retenção de conhecimento da equipe de enfermagem após treinamento de reanimação cardiopulmonar em um hospital referência em cardiologia. Método: estudo observacional, longitudinal, com abordagem quantitativa, realizado em 2022, em um hospital referência em cardiologia com 50 participantes da equipe de enfermagem, envolvendo treinamento e avaliação por meio de 20 questões objetivas imediatamente após o treinamento e seis meses depois. Resultados: após o treinamento, os participantes demonstraram melhoria no conhecimento, especialmente em ventilação e abordagem medicamentosa. As áreas de menor desempenho foram a eficácia das compressões e a identificação de ritmos chocáveis durante a parada cardiorrespiratória. Conclusões: este estudo destaca a eficácia do treinamento em reanimação cardiopulmonar para melhorar o conhecimento da equipe de enfermagem e a retenção do conhecimento após seis meses. Recomenda-se enfatizar as áreas de menor desempenho em futuro treinamentos e desenvolver programas de capacitação específicos.

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Biografia do Autor

Alexandre dos Santos Caminha Júnior, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Enfermeiro. Especialista em Emergência Pré-Hospitalar e Desastres. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4262854689507147
Keyla Cristiane do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Enfermeira. Mestra e Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/8754360645037527
Alexandre Anselmo da Silva, Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC)
Enfermeiro. Especialista em Cardiologia e Hemodinâmica.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/5798308583208268

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Publicado
2024-07-05
Como Citar
1.
Caminha Júnior A dos S, do Nascimento KC, da Silva AA. Retenção de conhecimento sobre reanimação cardiopulmonar pela equipe de enfermagem. J. nurs. health. [Internet]. 5º de julho de 2024 [citado 23º de dezembro de 2024];14(1):e1425619. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/25619
Seção
Artigos Originais/ Original Articles