Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem no ambiente formativo: uma revisão integrativa

Palavras-chave: Qualidade de vida, Saúde do estudante, Estudantes de enfermagem, Universidades

Resumo

Objetivo: conhecer os elementos que repercutem na qualidade de vida dos acadêmicos do curso superior de enfermagem no período formativo. Método: revisão integrativa, realizada em março de 2023 na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados em Enfermagem e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, utilizando-se os descritores: Estudante, Enfermagem e Qualidade de vida. Resultados: a amostra da revisão foi composta por oito artigos selecionados, evidenciando elementos que repercutem na qualidade de vida dos acadêmicos do curso superior de enfermagem no período formativo, agrupados em três categorias: estresse e demandas acadêmicas; estilo de vida e saúde; e contexto social e econômico. Conclusões: é perceptível que a inserção no âmbito universitário causa impactos significativos no estilo de vida do estudante, em todo nível biopsicossocial, sendo discutido no contexto nacional e internacional.

Biografia do Autor

Vitor Sousa Pinto, Universidade Estadual de Roraima (UERR)
Enfermeiro. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4246627220661682
Francisco Railson Bispo de Barros, Universidade Estadual de Roraima (UERR)
Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Docente no Centro Universitário do Norte na Escola de Ciências da Saúde e da Universidade Estadual de Roraima. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1776362729983006
Marcella Lima Marinho, Universidade Estadual de Roraima (UERR)
Enfermeira. Mestra em Ciências da Saúde. Docente na Universidade do Estado de Roraima. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8109741364976971
Juliana Azevedo Silva, Universidade Estadual de Roraima (UERR)
Enfermeira.
Débora Emilly Barbosa Dias, Universidade Estadual de Roraima (UERR)
Enfermeira. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0042413627369164
Gabriela de Sá Roriz Farias, Universidade Estadual de Roraima (UERR)
Enfermeira. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0598156837201568
Victória Matos Rêgo, Universidade Estadual de Roraima (UERR)
Enfermeira. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1222203176604554
Vinicius Passos Silva, Universidade Estadual de Roraima (UERR)
Enfermeiro. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3293590275252642

Referências

1 Word Health Organization. Quality of life assessment: position paper from the World Health Organization. Soc. Sci. Med. 1995;41(10):1003-1409. DOI: https://doi.org/10.1016/0277-9536(95)00112-K
2 Ruidiaz-Gómez KS, Cacante-Ca-Ballero, JV. Desenvolvimento histórico do conceito de Qualidade de Vida: uma revisão da literatura. Rev. Cienc. Cuidad. 2021;18(3):86-99. DOI: https://doi.org/10.22463/17949831.2539
3 Freitas ACM, Malheiros RMM, Lourenço BS, Pinto FF, Souza CC, Almeida ACL. Fatores intervenientes na qualidade de vida do estudante de enfermagem. Rev. Enferm. UFPE on line. 2018;12(9):2376-85. DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i8a230110p2376-2385-2018
4 Salvi CPP, Mendes SS, Martino MMF. Perfil dos estudantes que cursam enfermagem: qualidade de vida, sono e hábitos alimentares. Rev. Bras. Enferm. 2020;73(Suppl1): e20190365. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0365
5 Silva TKC, Silva TTM, Menezes RS, Frazão IS, Santos C.M, Silva AMG., et al. Comparação de rastreamento e estado de ansiedade entre estudantes de enfermagem. Saúde Coletiva. 2021;11(60):4762-73. DOI: https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4762-4773
6 Carone CMM, Silva BDP, Rodrigues LT, Tavares OS, Carpena MX, Santos IS. Fatores associados a distúrbios do sono em estudantes universitários. Cad. Saúde Pública. 2020;36:e00074919, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00074919
7 Page MJ, McKenzie JE, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ 2021; 372:n 71. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.n71
8 Souza MT, Silva MD, Carvalho R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010;8(1):102-6. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134
9 Stillwell SB, Fineout-Overholt E, Melnyk BM, Williamson KM. Evidence-based practice, step by step: searching for the svidence. Am. J. Nursing. 2010;110(5):41-7. DOI: https://doi.org/10.1097/01.NAJ.0000372071.24134.7e
10 Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília: Conselho Nacional de Saúde; 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf
11 Gonçalves GK, Dos Santos KA, Ferreira MVR, Da Silva RM. Estresse, qualidade do sono e qualidade de vida em acadêmicos da área de saúde. REVISA (Online). 2022;11(2):232-43. DOI:
12 Ferreira VA, Menezes KR, Barros ÂF. Qualidade de vida do estudante de graduação em enfermagem: uma análise quantitativa. Enferm. Foco. 2021;12(5):985-90. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2021.v12.n5.4632
13 Pinheiro JMG, Macedo ABT, Antoniolli L, Dornelles TM, Tavares JP, Souza SBC. Qualidade de vida, sintomas depressivos e psiquiátricos menores em estudantes de enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 2020;73(Suppl1): e20190134. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0134
14 Silva RM, Costa ALS, Mussi FC, Lopes VC, Batista KM, Santos OP. Alterações de saúde em estudantes de enfermagem um ano depois do ingresso no curso de graduação. Rev. Esc. Enferm. USP. 2019;53:e03450. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2018008103450
15 Cruz JP, Felicilda-REynaldob RF, Lam SC, Contreras FAM, Cecily HSJ, Papathanasiou IV, et al. Quality of life of nursing students from nine countries: a cross-sectional study. Nurse Educ. Today. 2018;66:135-42. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.04.016
16 Labrague LJ, McEnroe-Petitte DM, Papathanasiou IV, Edet OB, Tsaras K, Christos KF, et al. A cross‐country comparative study on stress and quality of life in nursing students. Perspectives Psychiatri. Care. 2017;54(4):469-76. DOI: https://doi.org/10.1111/ppc.12248
17 Brito MA, Ivo OP, Oliveira AS, Tinôco AMRD, Lopes AOS, Santos CR, et al. Sinais de depressão em estudantes dos cursos da área da saúde. Brazilian Journal of Health Review. 2021;4(1):760-71. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n1-066
18 Pires PLS, Soares GT, Brito IE, Lima CA, Junqueira MAB, Pillon SC. Correlação do uso de substâncias psicoativas com sinais de ansiedade, depressão e estresse em estudantes de Enfermagem. Rev. Atenção Saúde. 2019;17(61):38-44. DOI: https://doi.org/10.13037/ras.vol17n61.6099
19 Dias EG, Barbosa ET, Barbosa EKT, Bardaquim VA. Ocorrência de estresse entre acadêmicos de Enfermagem de uma instituição de ensino superior. Av. Enferm. 2021;39(1):11-20. DOI: https://doi.org/10.15446/avenferm.v39n1.84665
20 Farias GO, Mota ID, Marinho APR, Both J, Veiga MB. Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática. Pensar Prática. 2019;22:52184. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v22.52184
21 Santos AF, Mussi FC, Pires CG, Santos CA, Paim MA. Qualidade do sono e fatores associados em universitários de enfermagem. Acta Paul. Enferm. 2020;33:eAPE20190144. DOI: http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO0144
22 Ropke LM, Souza AG, Bertoz APM, Adriazola MM, Ortolan EVP, Martins RH, et al. Efeito da atividade física na qualidade do sono e qualidade de vida: revisão sistematizada. Arch. Health Invest. 2017;6(12):561-6. https://doi.org/10.21270/archi.v6i12.2258
Publicado
2024-08-13
Como Citar
1.
Pinto VS, Barros FRB de, Marinho ML, Silva JA, Dias DEB, Farias G de SR, Rêgo VM, Silva VP. Qualidade de vida dos acadêmicos de enfermagem no ambiente formativo: uma revisão integrativa. J. nurs. health. [Internet]. 13º de agosto de 2024 [citado 10º de outubro de 2024];14(2):e1426928. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/26928
Seção
Artigos de Revisão / Review Articles