Educação permanente em hepatites B e hepatites C: uma ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável?

Palavras-chave: Educação continuada, Pessoal de saúde, Hepatite B, Hepatite C, Desenvolvimento sustentável

Resumo

Objetivo: realizar ação de capacitação para profissionais da saúde considerando diagnóstico, notificação, tratamento e controle da hepatite B e da hepatite C. Método: estudo quantitativo, exploratório, descritivo, com utilização de dados primários. Resultados: participaram do estudo 1 médica; 16 enfermeiros; 1 terapeuta ocupacional; 1 assistente social; 2 farmacêuticas; em que 52,4%, entre 40 a 59 anos de idade; 90,5%, do sexo feminino; raça autorreferida branca, 66,6%; e, enfermeiros 76,1%. Tempo de atuação na assistência à saúde: 57,1%, acima de 10 anos; e 66,6%, formados há mais de 10 anos. Respostas do questionário mostraram que 90,40% dos profissionais ainda têm falhas de conhecimento sobre diagnóstico, tratamento e controle das hepatites virais. Conclusão: educação permanente em hepatite B e hepatite C, para profissionais da saúde, pode contribuir como ferramenta para promover desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Rita Tereza de Almeida, Universidade de São Paulo (USP)
Enfermeira.  Doutora em Ciências. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7189229797658279
Jaime Moreira Pires, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Biomédico. Mestre em Neurociências.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/2487629230355637
Suely Itsuko Ciosak, Universidade de São Paulo (USP)
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9778310472010726

Referências

Wold Health Organization (WHO). Global hepatitis report 2024: action for access in low- and middle-income countries. Geneva: World Health Organization. 2024. Available: https://www.who.int/publications/i/item/9789240091672

Itaipu Binacional. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades/Itaipu Binacional. Dirección de Coordinación Ejecutiva. Diretoria de Coordenação. Central Hidrelétrica de Itaipu: Itaipu Binacional, 2019. Available: https://www.itaipu.gov.br/sites/default/files/af_df/Estudo_de_caso_Itaipu_ODS_3.pdf

Junior LGL, Lira MM, Oliveira MAA, Marinho ES, Silva LM, Rocha KL, et al. The Sustainable Development Goals (SDGS) in the 2030 agenda: Hope and challenges International Seven Multidisciplinary Journal. 2023;2(5):1118-23. DOI: http://dx.doi.org/10.56238/isevmjv2n5-024

Organização Panamericana de Saúde (OPAS). World Health Organization (WHO). OPAS pede prevenção e tratamento contínuos das hepatites durante pandemia para não interromper progresso rumo à eliminação. 2020 jul 27. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/27-7-2020-opas-pede-prevencao-e-tratamento-continuos-das-hepatites-durante-pandemia-para

Gleriano JS, Chaves LDP. Aspects that weaken access of people with viral hepatitis to healthcare services. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2023;27:e20220334. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2022-0334en

Organização Panamericana de Saúde (OPAS). World Health Organization (WHO). Folha Informativa. Por que a Atenção Primária à Saúde é importante? 2024. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/atencao-primaria-saude

Neto JMR. O desafio de implementar a agenda 2030/ODS frente ao déficit de capacidades estatais dos municípios brasileiros. Anais do VIII Encontro Brasileiro de Administração Pública. Brasília (DF), 2021. Disponível em: https://sbap.org.br/ebap/index.php/home/article/view/43/119

World Health Organization (WHO). Accelerating access to hepatitis C diagnostics and treatment: overcoming barriers in low- and middle-income countries. Global progress report 2020. 2021. Available from: https://www.who.int/publications/i/item/9789240019003

Cassiani SHB, Munar JEF, Umpiérrez FA, Peduzzi M, Leija HC. La situación de la enfermería en el mundo y la Región de las Américas en tiempos de la pandemia de COVID-19. Rev Panam Salud Pública. 2020;44:e64. DOI: https://doi.org/10.26633/RPSP.2020.64

United Nations (UM). Departamento of Economic and Social Affairs. The 17 Goals. 2022. Available from: https://sdgs.un.org/goals

Cassiani S, de Almeida RT, Hoyos Garcia MC, Listovsky G, de Gracia Tejada EM, Sandoval LJS, et al. Educación continua en enfermería: Campus Virtual en Salud Pública en la Región de las Américas. Investigación en Enfermería: Imagen y Desarrollo. 2021;23. DOI: https://doi.org/10.11144/Javeriana.ie23.ecec

Organização Panamericana de Saúde (OPAS). World Health Organization (WHO). Plan de acción sobre recursos humanos para el acceso universal a la salud y la cobertura universal de salud 2018-2023: informe de proreso. 2021. Disponible en: https://www.paho.org/es/documentos/cd59inf16-plan-accion-sobre-recursos-humanos-para-acceso-universal-salud-cobertura

Rodrigues TDDFF, Oliveira GS, Santos JA. As pesquisas qualitativas e quantitativas na educação. Revista Prisma. 2021;2(1):154-74. Disponível em: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/49/41

Leopardi MT. Fundamentos gerais da produção científica. In: Leopardi MT. Metodologia da pesquisa na saúde. 2ª ed. Florianópolis: UFSC, 2002. p. 109-50.

Ministério da Saúde (BR). Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Centro de Testagem e Aconselhamento. 02 dez 2020. Disponível: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-norte/hdt-uft/saude/centro-de-testagem-e-aconselhamento

Cuschieri S. The STROBE guidelines. Saudi J Anaesth. 2019;13(Suppl1):S31-S34. DOI: https://doi.org/10.4103/sja.sja_543_18

Araújo L, Góis GB, Freitas GA, Sousa MGOS. Serviço Social: Formação, Trabalho Profissional e Tendências Teóricas Contemporâneas. Revista Katálysis. 2020;23(01). DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02592020v23n1p81

Santos FSM, Carvalho SFC, Freitas Junior LRC, Oliveira IA, Cunha CLS, Avena KM, et al. Teaching scientific research in medical graduation: is there interest and

involvement of the students? Revista Brasileira de Educação Médica. 2023;47(3). DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.3-2022-0260

Mazaro LM, Depole BF, Gasparini DA, Colato ERO, Gomes LD, Souza MBCA, et al. Overview of scientific production on occupational therapy and mental health (1990-2018): a bibliometric study. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 2021;29:e2855. DOI: https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR2159

Fonseca EMD, Davidian A, Coutinho CF, Achcar HM, Arantes LB, Bastos FI, et al. Sumário executivo: enfrentamento à hepatite C no Brasil: vigilância, controle e assistência. 2022. Disponível: https://repositorio.fgv.br/server/api/core/bitstreams/a21eb6bb-a6cf-42eb-8b5a-a8c943068e4f/content

de Bairros Zambrano LA, Bittencourt RA, Piegas EM, Parisotto AJM, Haas SE, Ziolkowski MI, et al. (2019). Acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes em tratamento com regimes aad para hepatite c coinfectados com HIV. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unipampa. 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/107764

World Health Organization (WHO). State of the world's nursing 2020: investing in education, jobs and leadership. Geneva: World Health Organization; 2020. Available from: https://www.who.int/publications/i/item/9789240003279

Santos AKO, Sousa MS, Silva AF, Estrela FM, Lima NS, David RAR, et al. Implantação da sistematização da assistência por enfermeiras na atenção básica: facilidades e dificuldades. J. nurs. health. 2021;11(2):2111220246. DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v11i2.20246

Ortega J, Hooshmand M, Foronda C, Padron M, Simon D, Waters M, et al. Developing nurse leaders across the Americas: evaluation of an online nursing leadership course. Rev Panam Salud Publica. 2018;42:e152. DOI: https://doi.org/10.26633%2FRPSP.2018.152

Oliveira LGF, Fracolli LA, Pina-Oliveira AA, Gryschek AL, Silva MR, Campos DS, et al. Percepções dos enfermeiros acerca da implantação do modelo acesso avançado na região do Campo Limpo-SP (APS 004). Anais do 8 Encontro de Atenção Primária da Região do Trairi; 6 Encontro Nacional de Atenção Primária à Saúde. 2023:64. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/b4fc86a7-2193-4e94-9585-6f6d3a7ecdc8/FRACOLLI%2C+L+A+doc+253e.pdf

Peruzzo HE, Bega AG, Lopes APAT, Haddad MCFL, Peres AM, Marcon SS, et al. The Challenges of teamwork in the family health strategy. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2018;22(4):e20170372. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0372

Silva WMM, Puglia CP, Ribeiro JF, Lima MC, Oliveira EVS, Silva DIB, et al. A equipe multiprofissional e o debate acerca do atendimento humanizado. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences. 2023;5(5):6154-64. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p6154-6164

- Ministério da Saúde (BR). TELELAB Diagnóstico e Monitoramento. Histórico. 2021. Disponível em: https://telelab.aids.gov.br/index.php/historico-telelab

Ministério da Saúde (BR). Política de Educação Permanente em Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sgtes/pneps#:~:text=A%20Pol%C3%ADtica%20Nacional%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Permanente%20em%20Sa%C3%BAde%20%2D%20PNEPS%20%C3%A9,profissionais%20e%20trabalhadores%20da%20sa%C3%BAde%2C

Ramos-Toescher AM, Tomaschewisk-Barlem JG, Barlem ELD, Castanheira JS, Toescher RL. Mental health of nursing professionals during the COVID-19 pandemic: support resources. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2020;24:e20200276. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0276

Neves BL, Silva CVS, Silva NR, Ferreira MGS, Prudêncio RCF, Silva RC. A importância da educação a distância e das tecnologias para a capacitação dos profissionais da saúde na atuação à COVID-19. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. Encontro de Pesquisadores de Educação a distância. 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1176/861

Publicado
2024-10-08
Como Citar
1.
de Almeida RT, Moreira Pires J, Itsuko Ciosak S. Educação permanente em hepatites B e hepatites C: uma ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável?. J. nurs. health. [Internet]. 8º de outubro de 2024 [citado 21º de novembro de 2024];14(3):e1426976. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/26976
Seção
Artigos Originais / Original Articles