Educação permanente em hepatites B e hepatites C: uma ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável?
Resumo
Objetivo: realizar ação de capacitação para profissionais da saúde considerando diagnóstico, notificação, tratamento e controle da hepatite B e da hepatite C. Método: estudo quantitativo, exploratório, descritivo, com utilização de dados primários. Resultados: participaram do estudo 1 médica; 16 enfermeiros; 1 terapeuta ocupacional; 1 assistente social; 2 farmacêuticas; em que 52,4%, entre 40 a 59 anos de idade; 90,5%, do sexo feminino; raça autorreferida branca, 66,6%; e, enfermeiros 76,1%. Tempo de atuação na assistência à saúde: 57,1%, acima de 10 anos; e 66,6%, formados há mais de 10 anos. Respostas do questionário mostraram que 90,40% dos profissionais ainda têm falhas de conhecimento sobre diagnóstico, tratamento e controle das hepatites virais. Conclusão: educação permanente em hepatite B e hepatite C, para profissionais da saúde, pode contribuir como ferramenta para promover desenvolvimento sustentável.Referências
Wold Health Organization (WHO). Global hepatitis report 2024: action for access in low- and middle-income countries. Geneva: World Health Organization. 2024. Available: https://www.who.int/publications/i/item/9789240091672
Itaipu Binacional. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades/Itaipu Binacional. Dirección de Coordinación Ejecutiva. Diretoria de Coordenação. Central Hidrelétrica de Itaipu: Itaipu Binacional, 2019. Available: https://www.itaipu.gov.br/sites/default/files/af_df/Estudo_de_caso_Itaipu_ODS_3.pdf
Junior LGL, Lira MM, Oliveira MAA, Marinho ES, Silva LM, Rocha KL, et al. The Sustainable Development Goals (SDGS) in the 2030 agenda: Hope and challenges International Seven Multidisciplinary Journal. 2023;2(5):1118-23. DOI: http://dx.doi.org/10.56238/isevmjv2n5-024
Organização Panamericana de Saúde (OPAS). World Health Organization (WHO). OPAS pede prevenção e tratamento contínuos das hepatites durante pandemia para não interromper progresso rumo à eliminação. 2020 jul 27. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/27-7-2020-opas-pede-prevencao-e-tratamento-continuos-das-hepatites-durante-pandemia-para
Gleriano JS, Chaves LDP. Aspects that weaken access of people with viral hepatitis to healthcare services. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2023;27:e20220334. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2022-0334en
Organização Panamericana de Saúde (OPAS). World Health Organization (WHO). Folha Informativa. Por que a Atenção Primária à Saúde é importante? 2024. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/atencao-primaria-saude
Neto JMR. O desafio de implementar a agenda 2030/ODS frente ao déficit de capacidades estatais dos municípios brasileiros. Anais do VIII Encontro Brasileiro de Administração Pública. Brasília (DF), 2021. Disponível em: https://sbap.org.br/ebap/index.php/home/article/view/43/119
World Health Organization (WHO). Accelerating access to hepatitis C diagnostics and treatment: overcoming barriers in low- and middle-income countries. Global progress report 2020. 2021. Available from: https://www.who.int/publications/i/item/9789240019003
Cassiani SHB, Munar JEF, Umpiérrez FA, Peduzzi M, Leija HC. La situación de la enfermería en el mundo y la Región de las Américas en tiempos de la pandemia de COVID-19. Rev Panam Salud Pública. 2020;44:e64. DOI: https://doi.org/10.26633/RPSP.2020.64
United Nations (UM). Departamento of Economic and Social Affairs. The 17 Goals. 2022. Available from: https://sdgs.un.org/goals
Cassiani S, de Almeida RT, Hoyos Garcia MC, Listovsky G, de Gracia Tejada EM, Sandoval LJS, et al. Educación continua en enfermería: Campus Virtual en Salud Pública en la Región de las Américas. Investigación en Enfermería: Imagen y Desarrollo. 2021;23. DOI: https://doi.org/10.11144/Javeriana.ie23.ecec
Organização Panamericana de Saúde (OPAS). World Health Organization (WHO). Plan de acción sobre recursos humanos para el acceso universal a la salud y la cobertura universal de salud 2018-2023: informe de proreso. 2021. Disponible en: https://www.paho.org/es/documentos/cd59inf16-plan-accion-sobre-recursos-humanos-para-acceso-universal-salud-cobertura
Rodrigues TDDFF, Oliveira GS, Santos JA. As pesquisas qualitativas e quantitativas na educação. Revista Prisma. 2021;2(1):154-74. Disponível em: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/49/41
Leopardi MT. Fundamentos gerais da produção científica. In: Leopardi MT. Metodologia da pesquisa na saúde. 2ª ed. Florianópolis: UFSC, 2002. p. 109-50.
Ministério da Saúde (BR). Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Centro de Testagem e Aconselhamento. 02 dez 2020. Disponível: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-norte/hdt-uft/saude/centro-de-testagem-e-aconselhamento
Cuschieri S. The STROBE guidelines. Saudi J Anaesth. 2019;13(Suppl1):S31-S34. DOI: https://doi.org/10.4103/sja.sja_543_18
Araújo L, Góis GB, Freitas GA, Sousa MGOS. Serviço Social: Formação, Trabalho Profissional e Tendências Teóricas Contemporâneas. Revista Katálysis. 2020;23(01). DOI: https://doi.org/10.1590/1982-02592020v23n1p81
Santos FSM, Carvalho SFC, Freitas Junior LRC, Oliveira IA, Cunha CLS, Avena KM, et al. Teaching scientific research in medical graduation: is there interest and
involvement of the students? Revista Brasileira de Educação Médica. 2023;47(3). DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.3-2022-0260
Mazaro LM, Depole BF, Gasparini DA, Colato ERO, Gomes LD, Souza MBCA, et al. Overview of scientific production on occupational therapy and mental health (1990-2018): a bibliometric study. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional. 2021;29:e2855. DOI: https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoAR2159
Fonseca EMD, Davidian A, Coutinho CF, Achcar HM, Arantes LB, Bastos FI, et al. Sumário executivo: enfrentamento à hepatite C no Brasil: vigilância, controle e assistência. 2022. Disponível: https://repositorio.fgv.br/server/api/core/bitstreams/a21eb6bb-a6cf-42eb-8b5a-a8c943068e4f/content
de Bairros Zambrano LA, Bittencourt RA, Piegas EM, Parisotto AJM, Haas SE, Ziolkowski MI, et al. (2019). Acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes em tratamento com regimes aad para hepatite c coinfectados com HIV. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unipampa. 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/107764
World Health Organization (WHO). State of the world's nursing 2020: investing in education, jobs and leadership. Geneva: World Health Organization; 2020. Available from: https://www.who.int/publications/i/item/9789240003279
Santos AKO, Sousa MS, Silva AF, Estrela FM, Lima NS, David RAR, et al. Implantação da sistematização da assistência por enfermeiras na atenção básica: facilidades e dificuldades. J. nurs. health. 2021;11(2):2111220246. DOI: https://doi.org/10.15210/jonah.v11i2.20246
Ortega J, Hooshmand M, Foronda C, Padron M, Simon D, Waters M, et al. Developing nurse leaders across the Americas: evaluation of an online nursing leadership course. Rev Panam Salud Publica. 2018;42:e152. DOI: https://doi.org/10.26633%2FRPSP.2018.152
Oliveira LGF, Fracolli LA, Pina-Oliveira AA, Gryschek AL, Silva MR, Campos DS, et al. Percepções dos enfermeiros acerca da implantação do modelo acesso avançado na região do Campo Limpo-SP (APS 004). Anais do 8 Encontro de Atenção Primária da Região do Trairi; 6 Encontro Nacional de Atenção Primária à Saúde. 2023:64. Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/b4fc86a7-2193-4e94-9585-6f6d3a7ecdc8/FRACOLLI%2C+L+A+doc+253e.pdf
Peruzzo HE, Bega AG, Lopes APAT, Haddad MCFL, Peres AM, Marcon SS, et al. The Challenges of teamwork in the family health strategy. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2018;22(4):e20170372. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2017-0372
Silva WMM, Puglia CP, Ribeiro JF, Lima MC, Oliveira EVS, Silva DIB, et al. A equipe multiprofissional e o debate acerca do atendimento humanizado. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences. 2023;5(5):6154-64. https://doi.org/10.36557/2674-8169.2023v5n5p6154-6164
- Ministério da Saúde (BR). TELELAB Diagnóstico e Monitoramento. Histórico. 2021. Disponível em: https://telelab.aids.gov.br/index.php/historico-telelab
Ministério da Saúde (BR). Política de Educação Permanente em Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sgtes/pneps#:~:text=A%20Pol%C3%ADtica%20Nacional%20de%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Permanente%20em%20Sa%C3%BAde%20%2D%20PNEPS%20%C3%A9,profissionais%20e%20trabalhadores%20da%20sa%C3%BAde%2C
Ramos-Toescher AM, Tomaschewisk-Barlem JG, Barlem ELD, Castanheira JS, Toescher RL. Mental health of nursing professionals during the COVID-19 pandemic: support resources. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2020;24:e20200276. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0276
Neves BL, Silva CVS, Silva NR, Ferreira MGS, Prudêncio RCF, Silva RC. A importância da educação a distância e das tecnologias para a capacitação dos profissionais da saúde na atuação à COVID-19. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias. Encontro de Pesquisadores de Educação a distância. 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1176/861
Copyright (c) 2024 Universidade Federal de Pelotas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
INSTRUÇÕES: Copiar o texto a seguir em arquivo DOC, preenchendo corretamente o título, imprimir, assinar (todos os autores) e submeter nos ARQUIVOS SUPLEMENTARES o arquivo escaneado em formato PDF, com tamanho máximo de 1MB.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE E AUTORIA E DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Submetemos à aprovação do Journal of Nursing and Health (JONAH) o manuscrito "TÍTULO (máximo 15 palavras)", e declaramos que o trabalho é inédito, original e está sendo enviado com exclusividade ao Journal.
Concordamos que em caso de aceitação do manuscrito, os direitos autorais a ele referente passarão a ser propriedade exclusiva do Journal of Nursing and Health (JONAH), sob licença Creative Commons 4.0 e com a divulgação do artigo em mídias sociais da Revista.
Informamos igualmente que todos os procedimentos éticos devidos foram observados, não infringindo nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas e todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisa de exatidão científica.
Declaramos que cada autor (NOME DOS AUTORES DO MANUSCRITO EM ORDEM) do artigo contribuiu substancialmente para a concepção e planejamento do estudo, seu projeto, obtenção de dados ou análise e interpretação de dados; também contribuiu significativamente com a elaboração do esboço ou a revisão crítica importante do conteúdo intelectual deste manuscrito e aprovou a versão final do manuscrito.
Concordamos em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, garantindo à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra.
Categoria do artigo: ____________________________________________________
Data: ___/____/____
Nome completo do autor:____________________________________________
Assinatura: ________________________________
Nome completo do autor:_____________________________________________
Assinatura: ________________________________
Nome completo do autor:_____________________________________________
Assinatura: ________________________________
Nome completo do autor:_____________________________________________
Assinatura: ________________________________
Nome completo do autor:_____________________________________________
Assinatura: ________________________________
Versão em inglês - English version
INSTRUCTIONS: Copy the following text into a DOC file, correctly filling in the title, printing, signing (all authors) and submitting the scanned file in PDF format to the SUPPLEMENTARY DOCUMENTS, with a maximum size of 1MB.
DECLARATION OF RESPONSIBILITY AND AUTHORSHIP AND ASSIGNMENT OF COPYRIGHT
We submitted the manuscript "TITLE (maximum 15 words)" for approval by the Journal of Nursing and Health (JONAH), and declare that the work is unpublished, original and is being sent exclusively to the Journal.
We agree that in case of acceptance of the manuscript, the copyright for it will become the exclusive property of the Journal of Nursing and Health (JONAH), under Creative Commons 4.0 license and with the publication of the article on the journal's social media.
We also inform that all due ethical procedures have been observed, not infringing any copyright or any other type of property rights of other people and all citations in the text are true facts or based on scientific accuracy research.
We declare that each author (NAME OF THE AUTHORS OF THE MANUSCRIPT IN ORDER) of the article contributed substantially to the conception and planning of the study, its project, obtaining data or analyzing and interpreting data; it also contributed significantly to the drafting of the draft or the important critical review of the intellectual content of this manuscript and approved the final version of the manuscript.
We agree to be responsible for all aspects of the work, ensuring the accuracy or integrity of any part of the work.
Article category: ____________________________________________________
Date: ___ / ____ / ____
Author's full name: ____________________________________________
Signature: ________________________________
Author's full name: _____________________________________________
Signature: ________________________________
Author's full name: _____________________________________________
Signature: ________________________________
Author's full name: _____________________________________________
Signature: ________________________________
Author's full name: _____________________________________________
Signature: ________________________________