Educação permanente em hepatites B e hepatites C: uma ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável?

Palavras-chave: Educação continuada, Pessoal de saúde, Hepatite B, Hepatite C, Desenvolvimento sustentável

Resumo

Objetivo: realizar ação de capacitação para profissionais da saúde considerando diagnóstico, notificação, tratamento e controle da hepatite B e da hepatite C. Método: estudo quantitativo, exploratório, descritivo, com utilização de dados primários. Resultados: participaram do estudo 1 médica; 16 enfermeiros; 1 terapeuta ocupacional; 1 assistente social; 2 farmacêuticas; em que 52,4%, entre 40 a 59 anos de idade; 90,5%, do sexo feminino; raça autorreferida branca, 66,6%; e, enfermeiros 76,1%. Tempo de atuação na assistência à saúde: 57,1%, acima de 10 anos; e 66,6%, formados há mais de 10 anos. Respostas do questionário mostraram que 90,40% dos profissionais ainda têm falhas de conhecimento sobre diagnóstico, tratamento e controle das hepatites virais. Conclusão: educação permanente em hepatite B e hepatite C, para profissionais da saúde, pode contribuir como ferramenta para promover desenvolvimento sustentável.

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Biografia do Autor

Rita Tereza de Almeida, Universidade de São Paulo (USP)
Enfermeira.  Doutora em Ciências. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7189229797658279
Jaime Moreira Pires, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Biomédico. Mestre em Neurociências.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/2487629230355637
Suely Itsuko Ciosak, Universidade de São Paulo (USP)
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9778310472010726

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Publicado
2024-10-08
Como Citar
1.
de Almeida RT, Moreira Pires J, Itsuko Ciosak S. Educação permanente em hepatites B e hepatites C: uma ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável?. J. nurs. health. [Internet]. 8º de outubro de 2024 [citado 21º de dezembro de 2024];14(3):e1426976. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/26976
Seção
Artigos Originais / Original Articles