Educação em saúde para pessoas que vivem com HIV em abandono do tratamento: pesquisa-intervenção

Palavras-chave: Enfermagem, Tecnologia Educacional, Educação em Saúde, Técnicas de pesquisa, Representação social

Resumo

Objetivo: implementar a educação em saúde às pessoas que vivem com HIV. Método: pesquisa-intervenção qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais e conduzida em um Serviço de Atendimento Especializado em HIV/aids na região Sul do Brasil. Participaram do estudo 20 pessoas diagnosticadas com HIV em abandono do tratamento, em três etapas: 1- Exploratória; 2- Intermediária; e 3- Avaliativa. A intervenção foi realizada por meio de educação em saúde utilizando material educativo sobre HIV. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e analisadas pelo discurso do sujeito coletivo. Resultados: as necessidades de aprendizagem foram categorizadas em três eixos: 1) Melhor entendimento sobre o HIV/Aids e os antirretrovirais; 2) Educação em saúde impulsionando a retomada do tratamento e 3) Condições de replicar o conhecimento adquirido a outras pessoas. Conclusões: o uso de tecnologia educacional lúdica e participativa pode facilitar a compreensão acerca da temática, favorecer a retomada do tratamento e promover a qualidade de vida.

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Biografia do Autor

Viviane Michele do Amaral, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7584637035790192
Flávia Meneguetti Pieri, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Enfermeria. Doutora em Enfermagem. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5078417233787329
Ieda Harumi Higarashi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Enermeira. Doutora em Educação.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/6976115342091985
Juliana Helena Montezeli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Enfemeira. Doutora em Enfermagem. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4629335475747165
Gilselena Kerbauy, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9970925580784481

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Publicado
2025-05-19
Como Citar
1.
do Amaral VM, Pieri FM, Higarashi IH, Montezeli JH, Kerbauy G. Educação em saúde para pessoas que vivem com HIV em abandono do tratamento: pesquisa-intervenção. J. nurs. health. [Internet]. 19º de maio de 2025 [citado 15º de junho de 2025];15(2):e1527705. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/27705
Seção
Artigos Originais/ Original Articles