Educação em saúde para pessoas que vivem com HIV em abandono do tratamento: pesquisa-intervenção
Resumo
Objetivo: implementar a educação em saúde às pessoas que vivem com HIV. Método: pesquisa-intervenção qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais e conduzida em um Serviço de Atendimento Especializado em HIV/aids na região Sul do Brasil. Participaram do estudo 20 pessoas diagnosticadas com HIV em abandono do tratamento, em três etapas: 1- Exploratória; 2- Intermediária; e 3- Avaliativa. A intervenção foi realizada por meio de educação em saúde utilizando material educativo sobre HIV. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e analisadas pelo discurso do sujeito coletivo. Resultados: as necessidades de aprendizagem foram categorizadas em três eixos: 1) Melhor entendimento sobre o HIV/Aids e os antirretrovirais; 2) Educação em saúde impulsionando a retomada do tratamento e 3) Condições de replicar o conhecimento adquirido a outras pessoas. Conclusões: o uso de tecnologia educacional lúdica e participativa pode facilitar a compreensão acerca da temática, favorecer a retomada do tratamento e promover a qualidade de vida.Downloads
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