Internações psiquiátricas em hospital geral e a política de saúde mental

  • Gisele Moura Kowalski FERREIRA Prefeitura Municipal de Bagé.
  • Marcelo Frio MARINS Universidade Federal de Pelotas
  • Rita Schnorr MORAES Universiade Católica de Pelotas
  • Carmen Lucia Alves da Silva LOPES Universiade Católica de Pelotas
Palavras-chave: internação psiquiátrica, Hospital geral, Reforma psiquiátrica

Resumo

A Política Nacional de Saúde Mental prevê a internação psiquiátrica em hospital geral como uma de suas metas para consolidar a transformação da assistência. Entretanto, enquanto outros serviços, programas ou equipamentos avançam, esse aspecto da política pública parece andar a passos lentos. Logo, neste artigo busca-se compreender o momento atual em relação à política implementada no município de Pelotas (RS). Na elaboração foram utilizados para construir o texto de atualização sobre o assunto, dados oficiais do Ministério de Saúde (MS) divulgados através de seu Portal, da 3ª Coordenadoria de Saúde e artigos científicos com enfoque na Reforma Psiquiátrica.

Biografia do Autor

Gisele Moura Kowalski FERREIRA, Prefeitura Municipal de Bagé.
Assistente Social. Bacharel em Serviço Social na Universidade Católica de Pelotas. Assistente Social da Prefeitura Municipal de Bagé.
Marcelo Frio MARINS, Universidade Federal de Pelotas
Educador Físico. Graduado em Educação Fìsica na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Assistente em Administração da UFPel.
Rita Schnorr MORAES, Universiade Católica de Pelotas
Psicóloga. Graduada em Psicologia na Universidade Católica de Pelotas-UCPEL.
Carmen Lucia Alves da Silva LOPES, Universiade Católica de Pelotas
Psicóloga. Professora do Curso de Psicologia da Universidade Católica de Pelotas. Mestre em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas-UCPEL
Publicado
2013-01-28
Como Citar
1.
FERREIRA GMK, MARINS MF, MORAES RS, LOPES CLA da S. Internações psiquiátricas em hospital geral e a política de saúde mental. J. nurs. health. [Internet]. 28º de janeiro de 2013 [citado 27º de abril de 2024];20:333-9. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3477
Seção
Artigo de Atualização/ Update Article