A rede de saúde mental e as possibilidades de avaliação e intervenção na crise

  • Agatha Brum SANT'ANA UFPel
  • Anamaria da Silva LUCAS Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição Piratini/RS
  • Hingrid da Silva PERES Prefeitura Municipal de Piratini
  • Vera Lucia Martins da ROSA Prefeitura Municipal de Pirtatini
  • Janaina Quinzen WILLRICH Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Rede de saúde, Crise, Saúde mental

Resumo

A atenção à crise psíquica no contexto da Reforma Psiquiátrica exige práticas que valorizem as possibilidades do sujeito e seu contexto, indo além da simples remissão dos sintomas. Este artigo objetiva relatar a experiência de atendimento em casos de crise psíquica no município de Piratini RS, descrevendo contexto e a situação em que ocorreu a crise, assim como as intervenções realizadas pelos trabalhadores da rede de saúde mental. Trata-se de um relato da experiência vivenciada pelos profissionais do serviço de saúde mental de um Município de pequeno porte. Os resultados evidenciaram as potencialidades da rede de saúde em lidar com a crise, destacando-se a inserção da família no tratamento, disponibilidade da equipe de ir ao encontro da pessoa em crise, responsabilização dos serviços pelo sujeito, troca interdisciplinar, interação da equipe, assim como demonstrou a capacidade da rede para atender o paciente em crise, aproveitando-se dos recursos comunitários e trabalho em equipe.

Biografia do Autor

Agatha Brum SANT'ANA, UFPel
Enfermeira. Especialista em Atenção Psicossocial no Âmbito do SUS, Pelotas/RS.
Anamaria da Silva LUCAS, Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição Piratini/RS
Psicóloga. Especialista em Atenção Psicossocial no Âmbito do SUS. Psicóloga clinica da Estratégia de Saúde da Família e do Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição Piratini/RS.
Hingrid da Silva PERES, Prefeitura Municipal de Piratini
Assistente Social. Especialista em Atenção Psicossocial no Âmbito do SUS. Assistente social do CAPS Farroupilha- Piratini/RS.
Vera Lucia Martins da ROSA, Prefeitura Municipal de Pirtatini
Pedagoga. Especialista em Atenção Psicossocial no Âmbito do SUS. Pedagoga do CAPS Farroupilha- Piratini/RS.
Janaina Quinzen WILLRICH, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas
Mestre. Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Doutoranda do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem– Pelotas (RS), Brasil
Publicado
2012-09-24
Como Citar
1.
SANT’ANA AB, LUCAS A da S, PERES H da S, ROSA VLM da, WILLRICH JQ. A rede de saúde mental e as possibilidades de avaliação e intervenção na crise. J. nurs. health. [Internet]. 24º de setembro de 2012 [citado 28º de abril de 2024];20:216-23. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3478
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report