Centro de atenção psicossocial mãos amigas: um novo lugar para acolher

  • Almira Josiane JACOBSEN Prefeitura Municipal de Arroio Grande
  • Dariane dos Santos OLEIRO Prefeitura Municipal de Arroio Grande
  • Magda Sampaio dos SANTOS Prefeitura Municipal de CHUÍ
  • Maria Fernanda Silveira ESPINDOLA Prefeitura Municipal de Pelotas
  • Marinísia Feijó TEIXEIRA Prefeitura Municipal de Pelotas
  • Martha de Aguiar MACHADO APAE_Arroio Grande
  • Rita Maria HECK Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Usuário, Equipe multiprofissional, Acolhimento, Centro de atendimento psicossocial.

Resumo

Objetivo: Apresentar um relato da experiência da história da implantação do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) Mãos Amigas no município de Arroio Grande/RS. Métodos: É um relato de experiência sobre a implantação do CAPS Mãos Amigas. Resultados e Discussão: O artigo resgata a compreensão da loucura trazendo depoimentos de trabalhadores e a progressiva estruturação do serviço em Saúde Mental. Contextualiza aspectos da construção de uma nova percepção de saúde mental influenciada pela reforma psiquiátrica. Relata a estrutura atual da rede de saúde do município, trazendo reflexões do processo de trabalho em saúde mental. Considerações finais: Pondera que importantes passos foram dados em relação à reinserção dos usuários na rede de serviços e no contexto social. No entanto há desafios, entraves relacionados à organização da rede de cuidado com vistas à integralidade, a qualidade de vida do usuário de saúde mental e o conjunto da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almira Josiane JACOBSEN, Prefeitura Municipal de Arroio Grande
Nutricionista. Especialista em Saúde Mental no âmbito do SUS pela Faculdade de Enfermagem/UFPel. Funcionária pública no município de  Arroio Grande
Dariane dos Santos OLEIRO, Prefeitura Municipal de Arroio Grande
Psicologa. Especialista em Saúde Mental no âmbito do SUS pela Faculdade de Enfermagem/UFPel. Funcionária pública no município de Herval do SUL e Arroio Grande.
Magda Sampaio dos SANTOS, Prefeitura Municipal de CHUÍ
Psicóloga. Especialista em Saúde Mental no âmbito do SUS pela Faculdade de Enfermagem/UFPel. Funcionária pública no município do Chuí.
Maria Fernanda Silveira ESPINDOLA, Prefeitura Municipal de Pelotas
Enfermeira. Especialista em Saúde Pública/UNAERP, em Humanização da Atenção e Gestão do SUS/ UFRGS, e Especialista em Saúde Mental no âmbito do SUS pela Faculdade de Enfermagem/UFPel. Funcionária pública no município de Pelotas e Arroio Grande.
Marinísia Feijó TEIXEIRA, Prefeitura Municipal de Pelotas
Enfermeira. Especialista e Especialista em Saúde Mental no âmbito do SUS pela Faculdade de Enfermagem/ UFPel. Funcionária pública no município de Pelotas e Arroio Grande.
Martha de Aguiar MACHADO, APAE_Arroio Grande
Assistente Social. Especialista em Saúde Mental no âmbito do SUS pela Faculdade de Enfermagem/UFPel. Funcionária da APAE no  município de Arroio Grande. Email
Rita Maria HECK, Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Enfermagem. Professora Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel
Publicado
2013-07-27
Como Citar
1.
JACOBSEN AJ, OLEIRO D dos S, SANTOS MS dos, ESPINDOLA MFS, TEIXEIRA MF, MACHADO M de A, HECK RM. Centro de atenção psicossocial mãos amigas: um novo lugar para acolher. J. nurs. health. [Internet]. 27º de julho de 2013 [citado 22º de janeiro de 2025];20:340-51. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3502
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report