Educação baseada em competências na enfermagem

  • Nara Jací da Silva NUNES Universidade Federal de Pelotas/ Faculdade de Enfermagem
  • Lisa Antunes CARVALHO Universidade Federal de Pelotas
  • Simone Coelho AMESTOY Universidade Federal de Pelotas
  • Maira Buss THOFEHRN Universidade Federal de Pelotas
  • Álvaro Moreira HIPÓLYTO Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Educação baseada em competências, Enfermagem, Currículo.

Resumo

Objetivo: conhecer a produção científica sobre educação baseada em competências nos cursos de graduação em enfermagem. Método: trata-se de uma revisão integrativa da Literatura realizada por meio de buscas nas bases de dados Scielo, Pubmed e Lilacs, no período de maio a julho de 2015, os estudos foram selecionados de acordo com critérios de elegibilidade pré-estabelecidos. Resultados: fizeram parte da pesquisa 14 estudos, a maioria deles realizado no Brasil. Foram elaboradas as categorias temáticas: o projeto político-pedagógico; a concepção dos estudantes; ações, percepções e anseios dos docentes; e a visão dos enfermeiros egressos sobre a educação por competências na graduação em enfermagem. Conclusão: na formação do enfermeiro, é necessário que o projeto político pedagógico, os estudantes e docentes formem uma tríade comprometida com o desenvolvimento das competências necessárias ao enfermeiro.

Biografia do Autor

Nara Jací da Silva NUNES, Universidade Federal de Pelotas/ Faculdade de Enfermagem
Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Membro do Núcleo de Pesquisa e Práticas de Enfermagem NEPEN da UFPel. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes)
Lisa Antunes CARVALHO, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Membro do Núcleo de Pesquisa e Práticas de Enfermagem NEPEN da UFPel. Professora do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Anhanguera
Simone Coelho AMESTOY, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em exercício provisório na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA. Brasil.
Maira Buss THOFEHRN, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto do Departamento e do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Práticas de Enfermagem NEPEN da UFPel.
Álvaro Moreira HIPÓLYTO, Universidade Federal de Pelotas
Pedagogo. Doutor em educação. Pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de Pelotas. Professor titular do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPel.
Publicado
2017-02-21
Como Citar
1.
NUNES NJ da S, CARVALHO LA, AMESTOY SC, THOFEHRN MB, HIPÓLYTO Álvaro M. Educação baseada em competências na enfermagem. J. nurs. health. [Internet]. 21º de fevereiro de 2017 [citado 29º de março de 2024];6(3):447-63. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/6055
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review