A invisibilidade da tuberculose na vida de pessoas: experiências de busca por serviços de saúde

  • Bianca Contreira de JUNG Universidade Federal de Pelotas
  • Lilian Moura de LIMA Instituto Federal do Paraná
  • Jéssica Oliveira TOMBERG Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
  • Jenifer HARTER Universidade Federal de Pelotas
  • Roxana Isabel Cardozo GONZALES Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Tuberculose, Acontecimentos que mudam a vida, Serviços de saúde.

Resumo

Objetivo: conhecer a experiência de busca por serviços de saúde diante a invisibilidade da tuberculose na vida de pessoas acometidas pela doença. Métodos: estudo qualitativo e descritivo com quatro pessoas maiores de 18 anos, no primeiro mês de tratamento para a tuberculose, ocorrido em dezembro de 2012. Foi utilizado roteiro de entrevista semiestruturada aplicado no domicílio e submetido à análise de conteúdo temática Bardin. Resultados: a análise de dados resultou na conformação de duas categorias analíticas: A presença da tuberculose no corpo e O vai-e-vem das pessoas com sintomas da tuberculose na busca por cuidados em saúde. Considerações Finais: as pessoas perceberam os sintomas físicos, o agravamento da condição clínica e as modificações nas atividades do cotidiano, porém, sem associá-los à presença da tuberculose. Essa percepção desencadeou a busca por diferentes serviços na rede de saúde.

Biografia do Autor

Bianca Contreira de JUNG, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria.
Lilian Moura de LIMA, Instituto Federal do Paraná
Professora no IFPR - Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Jéssica Oliveira TOMBERG, Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Jenifer HARTER, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Professora na Universidade Federal do Pampa. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Roxana Isabel Cardozo GONZALES, Universidade Federal de Pelotas
Professora adjunto II da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).Pós-doutora em Saúde Pública pela USP.
Publicado
2017-02-21
Como Citar
1.
JUNG BC de, LIMA LM de, TOMBERG JO, HARTER J, GONZALES RIC. A invisibilidade da tuberculose na vida de pessoas: experiências de busca por serviços de saúde. J. nurs. health. [Internet]. 21º de fevereiro de 2017 [citado 18º de abril de 2024];6(3):423-35. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/7515
Seção
Artigos Originais/ Original Articles