Inserção do lúdico como facilitador da hospitalização na infância: percepção dos pais

  • Juliana Amaral Rockembach Universidade Federal de Pelotas
  • Thuane Araujo Espinosa Universidade Federal de Pelotas
  • Diana Cecagno Universidade Federal de Pelotas
  • Elaine Thumé Universidade Federal de Pelotas
  • Deisi Cardoso Soares Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Jogos e brinquedos, Pediatria, Enfermagem pediátrica, Hospitalização

Resumo

Objetivo: conhecer a percepção dos pais quanto a inserção de atividades lúdicas durante a internação hospitalar da criança. Métodos: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado de outubro a dezembro de 2012 em um hospital no Brasil. Foram entrevistados seis pais de crianças internadas. A entrevista ocorreu em duas etapas: inicialmente, as crianças foram abordadas de forma lúdica durante os cuidados de enfermagem. Após foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os pais. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob o número 083/2012. Resultados: da análise surgiram dois eixos temáticos: as dificuldades encontradas pelas crianças durante o período de internação hospitalar, e, os benefícios da inserção de atividades lúdicas durante a hospitalização. Considerações finais: com a utilização de atividades lúdicas, conclui-se que essas são capazes de tornar o ambiente hospitalar menos ameaçador, possibilitando resgatar sorrisos e alegria de ser criança.

Biografia do Autor

Juliana Amaral Rockembach, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Pelotas. Pelotas.Especialista em ImunizaçõesEspecialista em Intensivismo Pediátrico
Thuane Araujo Espinosa, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Pelotas.
Diana Cecagno, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em enfermagem pela FURG. Professora da Faculdade de Enfermagem - UFPel.
Elaine Thumé, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Doutora em Epidemiologia. Professora da Faculdade de Enfermagem - UFPel
Deisi Cardoso Soares, Universidade Federal de Pelotas
Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela FURG. Professora da Faculdade de Enfermagem - UFPel.
Publicado
2017-11-07
Como Citar
1.
Rockembach JA, Espinosa TA, Cecagno D, Thumé E, Soares DC. Inserção do lúdico como facilitador da hospitalização na infância: percepção dos pais. J. nurs. health. [Internet]. 7º de novembro de 2017 [citado 21º de novembro de 2024];7(2):117-26. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/7646
Seção
Artigos Originais/ Original Articles