Enfermagem da UFPel: sobre currículo e formação!

Palavras-chave: Currículo, Enfermagem, Políticas de saúde.

Resumo

   Objetivo: discutir as mudanças ocorridas no processo de formação da FEn/UFPel através do currículo. Método: estudo qualitativo, parte da Tese “Implicações do Programa de Educação Tutorial pelo Trabalho para a Saúde na formação da Enfermagem da UFPEL”. Foram realizadas 18 entrevistas semiestruturadas entre novembro e dezembro/2015, com alunos, preceptores e tutores do PET Saúde, na UBS Simões Lopes. As categorias de análise foram autonomia e participação, através da análise de discurso. Resultados: a compreensão de que o discurso da relação saúde/ambiente na formação do enfermeiro é desenvolvido na interface dos processos educativos e que esta se dá pela educação em saúde. Apontam a formação crítico-reflexiva constituída por sujeitos coletivos que percebem a totalidade das questões que permeiam o processo educativo, procurando responder as necessidades sociais. Considerações finais: o currículo assume papel fundamental como espaço preparatório do profissional para o mundo do trabalho e para as relações que nele se estabelecem.

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Biografia do Autor

Celeste dos Santos PEREIRA, UFPel
Professora Doutora no Departamento de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFPel
Álvaro Moreira HYPOLITO, UFPel
Professor Doutora da Faculdade de Educação da UFPel
Luciane Prado KANTORSKI
Professora Doutora no Departamento de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFPel
Publicado
2016-08-24
Como Citar
1.
PEREIRA C dos S, HYPOLITO Álvaro M, KANTORSKI LP. Enfermagem da UFPel: sobre currículo e formação!. J. nurs. health. [Internet]. 24º de agosto de 2016 [citado 22º de dezembro de 2024];6(supp):245-58. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/8483
Seção
Artigos Originais/ Original Articles