O currículo do curso de enfermagem e o seu processo de mudança

  • Afra Suelene de SOUSA Universidade Federal de Pelotas
  • Maria Cecília Lorea LEITE Universidade Federal de Pelotas
  • Valquíria de Lourdes Machado BIELEMANN Universidade Federal de Pelotas
  • Vanda Maria da Rosa JARDIM Universidade Federal de Pelotas
  • Maria Luiza Menna de OLIVEIRA Universidade Federal de Pelotas
  • Ariane da Cruz GUEDES Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Currículo, Pedagogia, Avaliação.

Resumo

Objetivo: analisar o processo de mudança curricular do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, vigente desde 2009 nas práticas pedagógicas. Método: Estudo qualitativo, com professores, enfermeiros e discentes da Faculdade de Enfermagem. A coleta dos dados ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas, observações e documentação, no período de outubro de 2013 a março de 2014. A análise foi através da análise de conteúdo de Bardin e da teoria sociológica de Basil Bernstein. Resultado: no currículo se observa atenuação das fronteiras entre categorias do contexto do processo formativo como: sujeitos, espaços e discursos. Intervenção educativa mais aberta, dialógica, que propicia o exercício do protagonismo no ato de aprender, de ensinar e de avaliar. Considerações finais: a existência de uma abertura do canal de comunicação entre os atores sociais que constroem o cenário curricular.

Biografia do Autor

Afra Suelene de SOUSA, Universidade Federal de Pelotas
Professora Doutora vinculada à Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Maria Cecília Lorea LEITE, Universidade Federal de Pelotas
Professora Doutora vinculada à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.
Valquíria de Lourdes Machado BIELEMANN, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Enfermagem. Professora aposentada, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Vanda Maria da Rosa JARDIM, Universidade Federal de Pelotas
Professora Doutora vinculada à Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Maria Luiza Menna de OLIVEIRA, Universidade Federal de Pelotas
Mestre em Educação. Universidade Federal de Pelotas.
Ariane da Cruz GUEDES, Universidade Federal de Pelotas
Professora Doutora vinculada à Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2016-08-24
Como Citar
1.
SOUSA AS de, LEITE MCL, BIELEMANN V de LM, JARDIM VM da R, OLIVEIRA MLM de, GUEDES A da C. O currículo do curso de enfermagem e o seu processo de mudança. J. nurs. health. [Internet]. 24º de agosto de 2016 [citado 3º de julho de 2024];6(supp):232-44. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/8494
Seção
Artigos Originais/ Original Articles