Competências desenvolvidas por equipe de saúde da família sobre o acolhimento após atividade educativa

  • Isabel Cristina HENTGES Estratégia de Saúde da Família do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Porto Alegre,RS)
  • Ana Luísa Petersen COGO Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Enfermagem, Acolhimento, Atenção primária à saúde, Educação em enfermagem.

Resumo

Objetivo: identificar o conhecimento, as habilidades e as atitudes sobre acolhimento desenvolvidas por uma Equipe de Saúde. Métodos: pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso realizado com 13 profissionais de uma Equipe de Saúde da Família após terem participado de atividade educativa em 2013 sobre o tema acolhimento. Os dados foram obtidos por entrevista grupal e analisados pela análise de conteúdo temática. Projeto aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 12552613.6.0000.5347).  Resultados: nas falas dos participantes emergiram os temas: ‘conhecimento sobre acolhimento’, ‘atitudes sobre o acolhimento’ e ‘habilidades sobre o acolhimento’. Considerações Finais: o estudo sinalizou a importância de fortalecer as competências do acolhimento envolvendo todos, os membros da Equipe de Saúde da Família.

Biografia do Autor

Isabel Cristina HENTGES, Estratégia de Saúde da Família do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Porto Alegre,RS)
Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família, PortoAlegre, RS, Brasil.
Ana Luísa Petersen COGO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
Publicado
2017-04-13
Como Citar
1.
HENTGES IC, COGO ALP. Competências desenvolvidas por equipe de saúde da família sobre o acolhimento após atividade educativa. J. nurs. health. [Internet]. 13º de abril de 2017 [citado 27º de abril de 2024];7(1):4-15. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/9108
Seção
Artigos Originais/ Original Articles