A simulação do cuidado como um cenário de aprendizagem em enfermagem

  • Renata Cunha da SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Ana Amália Pereira TORRES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Sueine da Rosa VALADÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  • Tatiane Machado da Silva SOARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Palavras-chave: Enfermagem, Simulação, Educação em enfermagem

Resumo

A simulação do cuidado em enfermagem emergiu da reorganização curricular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas no ano de 2009. Desta forma, os laboratórios passaram a ser espaços protegidos de experiências de eventos reais de um cenário clínico, integrando o desenvolvimento de habilidades técnicas, cognitivas e atitudinais necessárias à formação do enfermeiro. Objetivamos relatar a experiência da reestruturação dos laboratórios de simulação do cuidado de enfermagem da FEn/UFPel. A implementação da simulação do cuidado contribuiu sobremaneira para um melhor desempenho e competência profissional ao mesmo tempo em que humanizou o ensino permitindo ao acadêmico a superação de dificuldades com menor exposição pessoal e garantindo ao paciente um atendimento de saúde mais digno e menos vulnerável.

Biografia do Autor

Renata Cunha da SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeira. Doutora em Ciências. Técnico Administrativo em Educaçãoda Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS, Brasil. E
Ana Amália Pereira TORRES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPEL. Mestra em Ciências. Técnico Administrativo em Educação da Faculdade de Enfermagem da UFPEL, Pelotas, RS, Brasil.
Sueine da Rosa VALADÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeira. Mestre em Ciências. Técnico Administrativo em Educação da Faculdade de Enfermagem da UFPEL, Pelotas, RS, Brasil.
Tatiane Machado da Silva SOARES, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Enfermeira. Mestre em Ciências. Técnico Administrativo em Educação da Faculdade de Enfermagem da UFPEL, Pelotas, RS, Brasil.
Publicado
2016-08-24
Como Citar
1.
SILVA RC da, TORRES AAP, VALADÃO S da R, SOARES TM da S. A simulação do cuidado como um cenário de aprendizagem em enfermagem. J. nurs. health. [Internet]. 24º de agosto de 2016 [citado 28º de março de 2024];6(supp):164-72. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/9191
Seção
Relato de Experiência/ Experience Report