CESAR VICTORA, médico epidemiologista. Uma vida de liderança científica mundial a serviço da sobrevivência de milhões de crianças.

  • Pedro Rodrigues Curi Hallal Reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor Associado da Escola de Educação Física da UFPel. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e em Epidemiologia.
  • Fábio Vergara Cerqueira Universidade Federal de Pelotas - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História - Professor Associado IV - Departamento de História - Instituto de Ciências Humanas - Pelotas, Rio Grande do Sul
Palavras-chave: saúde, infância, maternidade,

Resumo

O médico epidemiologista Cesar G. Victora, Professor Emérito da Universidade Federal de Pelotas, com doutorado em Epidemiologia da Assistência Médica pela Escola de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Londres, realizou extensas pesquisas em diversos estados brasileiros e atuou como pesquisador ou consultor em mais de 40 países, assessorando a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o UNICEF. Suas principais contribuições científicas incluem a documentação da importância do aleitamento materno exclusivo para prevenir a mortalidade infantil e a construção de curvas de crescimento infantil atualmente adotadas em mais de 140 países. É Professor Visitante das Universidades de Harvard, Oxford, Londres e Johns Hopkins. Recebeu inúmeras condecorações internacionais, entre elas, mais recentemente, em 2017, o Canada Gairdner Global Health Award. Por meio de suas pesquisas, é responsável direto pela sobrevivência de milhões de crianças ao redor do mundo. A promoção da amamentação exclusiva e o monitoramento adequado do crescimento, dois dos legados deixados pelos estudos liderados pelo Prof. Cesar, evitaram e seguem evitando que milhões de crianças percam a vida precocemente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Rodrigues Curi Hallal, Reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor Associado da Escola de Educação Física da UFPel. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e em Epidemiologia.
Reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor Associado da Escola de Educação Física da UFPel. Graduação em Educação Física (2000), mestrado (2002) e doutorado (2005) em Epidemiologia pela UFPel. Pós-Doutorado no Instituto da Saúde da Criança da Universidade de Londres. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e em Epidemiologia. Sócio fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Educação Física e Saúde. Bolsista Produtividade do CNPq.
Fábio Vergara Cerqueira, Universidade Federal de Pelotas - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História - Professor Associado IV - Departamento de História - Instituto de Ciências Humanas - Pelotas, Rio Grande do Sul
Professor Associado IV da Universidade Federal de PelotasPesquisador CNPq - PQ 2 - Arqueologia HistóricaPós-Doutor em Arqueologia Clássica - Universidade de Heidelberg (2014-2016)Doutor em Antropologia Social - área Arqueologia Clássica - USP (2001) / estágio doutoral Escola Francesa de Atenas (1997/1998)Graduado em Licenciatura em História - UFRGS (1989) Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História /UFPelCoordenador do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga / UFPelCoordenador do Museu Etnográfico da Colônia Maciel /UFPelCoordenador do Museu da Colônia Francesa / UFPelDepartamento de História / UFPelInstituto de Ciências Humanas / UFPelUniversidade Federal de PelotasPesquisador Visitante - Universidade de HeidelbergBolsista Fundação Humboldt "Pesquisador Experiente" - Arqueologia ClássicaHumboldtiano
Publicado
2018-05-02