Estudos sobre aprendizagem colaborativa em língua estrangeira: relações de pesquisa no contexto brasileiro e canadense.
Palavras-chave:
aprendizagem de línguas, diálogo, colaboração
Resumo
Partimos dos estudos canadenses desenvolvidos por Swain (2000), Swain e Lapkin (1994, 2001) e Swain e Tocalli-Beller (2005) para discutir conceitos da teoria sociocultural que envolvem a condução dessas pesquisas e de outras realizadas no contexto brasileiro, influenciadas pelas investigações referidas. A noção que interliga todos esses estudos é a de aprendizagem colaborativa, a qual pode ser definida como um conjunto de eventos interacionais que favorecem a interação dialógica entre aprendizes, criando ocasiões que promovem a aprendizagem da língua estrangeira.Résumé: Nous sommes partis des études canadiennes de Swain (2000), Swain et Lapkin (1994, 2001) et Swain et Tocalli-Beller (2005) pour discuter les concepts de la théorie socioculturelle qui orientent des recherches en ce domaine et dans d’autres champs dans le contexte brésilien, sous l’influence des auteurs cités. La notion qui interlie toutes ces études est celle de l’apprentissage collaboratif laquelle peut être définie comme un ensemble d’actions qui favorisent l’interaction dialogique entre les apprenants, tout en créant des moments qui promeuvent l’apprentissage de la langue étrangère.Mots-clés: apprentissage des langues; dialogue; collaboration.Abstract: Based on the studies conducted by Swain (2000), Swain and Lapkin (1994, 2001), and Swain and Tocalli-Beller (2005), our purpose is to discuss principles of the sociocultural theory which underlie these investigations and those developed in Brazil, having the research in the Canadian context as a starting point. All the studies mentioned here have the notion of collaborative learning as a connecting concept. Collaborative learning is understood as a series of interactional events which favour the dialogical interaction between learners, creating occasions that promote foreign language learning.Keywords: language learning; dialogue; collaboration.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-09-18
Edição
Seção
Artigos
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores têm preservados os direitos autorais sobre seus textos, mas concedem à revista autorização para primeira publicação, nas versões on line e impressa, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution - CC-BY.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, são de uso gratuito.
Revista Interfaces Brasil/Canadá é licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY.