Criação poética e utopia no campo do Ensino de Artes Visuais
Resumo
Este artigo apresenta uma trajetória de pesquisa, articulada ao ensino e à extensão, tendo como tema a concepção e produção de objetos propositores de aprendizagem para o Ensino de Artes Visuais na Educação Básica. São abordados alguns conceitos presentes no trabalho, como material didático, objeto propositor e objetos de aprendizagem poéticos e apresentados alguns referenciais artísticos. É intenção dessa investigação aproximar a produção de materiais didáticos de proposições artísticas, entendendo-se a atuação docente como ato poético. É abordado também o conceito de utopia, como marco de referência para a atuação poética docente. Poetic creation and utopia in the field of Visual Arts teaching Abstract: This article presents the path of research developed for teaching and extension, its subject being the conception and production of propositional learning objects for teaching the Visual Arts in primary education. Some of the concepts in this work are discussed, such as didactic materials, proposer objects and poetic objects for learning, and we also present some referential artists. The intention of this investigation is to draw courseware production closer to the creation of art propositions, understanding the teacher’s educational action as a poetic act. The paper also addresses the subject of utopia, as a benchmark for the teacher’s educational action.Referências
BLOCH, Ernst. O princípio esperança. Volume I. Rio de Janeiro: EdUERJ - Contraponto, 2005.
FERNÁNDEZ, Tatiana; DIAS, Belidson. Objetos de aprendizagem poéticos: máquinas para construir territórios de subjetivação. Santa Maria/RS: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICASANPAP, (24: 2015: Santa Maria, RS), Anais [recurso eletrônico] Santa Maria, RS, Nara Cristina Santos [et al] (orgs.), Universidade Federal de Santa Maria, PPGART; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PPGAV, 2015.
FONTANA, Lucas Lima. Professor-criador de objetos de aprendizagem poéticos: potencializando encontros no ensino de arte. Porto Alegre: Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação, Instituto de Artes, UFRGS, 2016.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GONÇALVES, Eduarda Azevedo. Cartogravista de céus: proposições para compartilhamentos, 2011. Tese (Doutorado em Artes Visuais). Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Porto Alegre, 2011.
GROISMAN, Michel. Site do artista. Disponível em: < http://cargocollective.com/ michelgroisman/filter/jogo/Maquina-de-desenhar >. Acesso em 30 set. 2018.
MARTINS, Mirian Celeste (org.). Mediação: Provocações estéticas. São Paulo: Universidade Estadual Paulista – Instituto de Artes. Pós-Graduação. V.1, n.1, outubro de 2005.
PECCININI, Daisy V. M.; MACHADO, Vanessa. Flávio de Carvalho. In: Arte dos séculos XX-XXI. s/d. Disponível em: <http://www.mac. usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo2/modernidade/ eixo/cam/artistas/carvalho3.html>. Acesso em: 30 set. 2018.
SOUSA, Edson Luiz André de. A burocratização do amanhã: utopia e ato criativo. Revista Porto Arte. Porto Alegre: UFRGS/ IA/PPGAV, v.14, n.24, maio de 2008, p.41-51.
SOUSA, Edson Luiz André de. Furos no Futuro: Utopia e Cultura. In: SCHÜLER, Fernando e BARCELLOS, Marília de Araújo [orgs.]. Fronteiras: arte e pensamento na época do multiculturalismo. porto Alegre: Sulina, 2006, p.167-180.
TROJAN, Rose Meri; RODRÍGUEZ, Jesús Rodríguez. Os PCN’s e os materiais didáticos para o ensino da arte: o que propõem? Florianópolis/SC: Revista linhas, V.9, nº1, jan. – jun. de 2008. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2016.
UTUARI, Solange. O professor propositor. In: ANAIS DO 24º SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE E EDUCAÇÃO: Arte e educação: Os desafios do professor de arte no mundo contemporâneo. Montenegro: Ed. da FUNDARTE, 2014.
VERNER, Lorraine. L’Utopie Comme Figure Historique Dans L’Art. In: BARBANTI, Roberto (Org.): L´Art au XXe.Siècle et l´utopie. Paris: L'Harmattan, 2000.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)