Modos expressivos da defesa de direitos
Resumo
O artigo aborda o papel da Defensoria Pública da União no âmbito das políticas de cultura considerando a exposição coletiva, a linguagem fotográfica e outros modos de expressão humana e sua relação à defesa dos direitos humanos vista sob uma perspectiva poética. Discute a criação de espaços de direito que incentivam formas expressivas e a relevância que o conceito de bem cultural tem adquirido nas políticas sociais brasileiras por sua importância em questões relativas à cidadania e aos direitos culturais. Modes of expression for the defense of rights The article discusses the role of the Public Defender's Office in the context of cultural policies considering the exhibition, the language of photography and other modes of human expression and their relation to the defense of human rights seen from a poetic perspective. The creation of spaces for human rights that encourage forms of expression is also discussed, which is relevant to the concept of cultural goods in Brazilian social policies and its relationship to citizenship and cultural rights.Referências
BASTOS, Moira Anne Bush. Poética da Cabaça: Fruto de Tradição, Arte e Comunicação. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Artes ) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista-UNESP. São Paulo, 2010, Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/86937>. Acesso em 13/11/2017.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Coleção Roland Barthes).
CASTRO, Manuel Antônio de. Perguntas sobre a entrevista: Diálogo com Guimarães Rosa. A poética da poiesis segundo G. Rosa. In. Travessia Poética, 05-09-06. Disponível em: < http://travessiapoetica.blogspot.com/2006/09/ perguntas-sobre-entrevista-de-rosa-05.html > Acesso em: 13 nov. 2017.
DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível (1979/2004). Florianópolis: Ed. da UFSC, 2012.
FUÃO, Fernando. Construir, morar, pensar: uma releitura de ‘Construir, habitar, pensar’, (bauen, wohnen, denken) de Martin Heidegger. In: Revista Estética e Semiótica. Brasília, volume 6, número 1, p. 01-030, jan/jun, 2016.
LEAL, Bernardina. Chegar à Infância. Rio de Janeiro: EdUFF, 2011. _______. Modos Expressivos da Defesa de Direitos: a experiência da DPU no âmbito cultural. Anais do VIII Seminário Internacional Políticas Culturais FCRB – Fundação Casa de Rui Barbosa. Rio de Janeiro, 2017.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)