Sobre Tempos e Afetos: Narrativas Sensoriais e o Filme Experimental

  • Marcelo Gobatto Doutor em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professor adjunto do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande/FURG desde 2010, atuando no curso de Artes Visuais e no Curso de Especialização em Mídias Digitais.
Palavras-chave: Narrativas sensoriais, audiovisual, cinema experimental, corpo, afeto.

Resumo

Resumo: A partir da análise processo de criação e realização dos vídeos Maria (2006-2007) e Intransitivo (2007), abordo a questão das narrativas sensoriais no cinema experimental e na videoarte, dialogando com conceitos de Bergson, Deleuze, José Gil e tecendo aproximações do cinema com a arte contemporânea, a literatura e a filosofia a partir das questões do corpo, afeto e experiência. Palavras-chave: Narrativas sensoriais; audiovisual; cinema experimental; corpo; afeto. On Times and Affects: Sensory Narratives and the Experimental FilmAbstract: Based on the analysis of the creative process and realization of the videos Maria (2006-2007) and Intransitivo (2007), I approach the issue of sensory narratives in experimental cinema and video art, dialoguing with concepts in Bergson, Deleuze, José Gil and relating approaches of cinema and contemporary art, literature and philosophy starting with issues of the body, affect and experience. Keywords: Sensory narratives; audiovisual; experimental cinema; body; affect.

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Referências

BERGSON, Henri. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BRESSON, Robert. Notas sobre o cinematógrafo. São Paulo: Iluminuras, 2005.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2: a imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.

______. O que é a filosofia. São Paulo: 34, 1997.

GIL, José. As pequenas percepções. In. LINS, Daniel e FEITOSA, Charles.

Razão Nômade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. p. 19-32.

GOBATTO, Marcelo Roberto. Entre cinema e videoarte: procedimentos disjuntivos de montagem e narrativas sensoriais. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais). Instituto de Artes - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, 2009.

LEIBNIZ, Gottfried Wilhelm. Novos ensaios sobre o entendimento humano. Trad. Luiz João Baraúna. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Col. Os Pensadores)

PARENTE, André. Narrativa e modernidade. Os cinemas nãonarrativos do pós guerra. Campinas, SP: Papirus, 2000.

Referências filmográficas

CHINESA. Jean-Luc Godard, França, 1967. Colorido, sonoro, 96 min.

DOURO, FAINA FLUVIAL. Manoel de Oliveira, Portugal,

35mm. 18 minutos, p/b, 18 min.

FAHRENHEIT 451. François Truffaut, Inglaterra,1966. Colorido, sonoro, 112 min.

ICI ET AILLEURS. Jean-Luc Godard, França, 1970-1976. Colorido, som, 53 min.

INTERVALS. Peter Greenaway, Itália, 1969. P&B, sonoro, 7 min.

L'ELLIPSE. Pierre Huyghe, 1998. Videoinstalação, projeção

de 03 canais, dimensão variável.13 min.

MÜNCHEN-BERLIN WANDERUNG (Caminhando de Munique a

Berlim). Oskar Fischinger, Alemanha,1927. P&B, silencioso, 3 min.

Publicado
2020-05-01
Como Citar
Gobatto, M. (2020). Sobre Tempos e Afetos: Narrativas Sensoriais e o Filme Experimental. Paralelo 31, 2(13), 58. https://doi.org/10.15210/p31.v2i13.18690