Sobre Tempos e Afetos: Narrativas Sensoriais e o Filme Experimental
Resumo
Resumo: A partir da análise processo de criação e realização dos vídeos Maria (2006-2007) e Intransitivo (2007), abordo a questão das narrativas sensoriais no cinema experimental e na videoarte, dialogando com conceitos de Bergson, Deleuze, José Gil e tecendo aproximações do cinema com a arte contemporânea, a literatura e a filosofia a partir das questões do corpo, afeto e experiência. Palavras-chave: Narrativas sensoriais; audiovisual; cinema experimental; corpo; afeto. On Times and Affects: Sensory Narratives and the Experimental FilmAbstract: Based on the analysis of the creative process and realization of the videos Maria (2006-2007) and Intransitivo (2007), I approach the issue of sensory narratives in experimental cinema and video art, dialoguing with concepts in Bergson, Deleuze, José Gil and relating approaches of cinema and contemporary art, literature and philosophy starting with issues of the body, affect and experience. Keywords: Sensory narratives; audiovisual; experimental cinema; body; affect.Referências
BERGSON, Henri. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BRESSON, Robert. Notas sobre o cinematógrafo. São Paulo: Iluminuras, 2005.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2: a imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.
______. O que é a filosofia. São Paulo: 34, 1997.
GIL, José. As pequenas percepções. In. LINS, Daniel e FEITOSA, Charles.
Razão Nômade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. p. 19-32.
GOBATTO, Marcelo Roberto. Entre cinema e videoarte: procedimentos disjuntivos de montagem e narrativas sensoriais. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais). Instituto de Artes - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, 2009.
LEIBNIZ, Gottfried Wilhelm. Novos ensaios sobre o entendimento humano. Trad. Luiz João Baraúna. São Paulo: Abril Cultural, 1980. (Col. Os Pensadores)
PARENTE, André. Narrativa e modernidade. Os cinemas nãonarrativos do pós guerra. Campinas, SP: Papirus, 2000.
Referências filmográficas
CHINESA. Jean-Luc Godard, França, 1967. Colorido, sonoro, 96 min.
DOURO, FAINA FLUVIAL. Manoel de Oliveira, Portugal,
35mm. 18 minutos, p/b, 18 min.
FAHRENHEIT 451. François Truffaut, Inglaterra,1966. Colorido, sonoro, 112 min.
ICI ET AILLEURS. Jean-Luc Godard, França, 1970-1976. Colorido, som, 53 min.
INTERVALS. Peter Greenaway, Itália, 1969. P&B, sonoro, 7 min.
L'ELLIPSE. Pierre Huyghe, 1998. Videoinstalação, projeção
de 03 canais, dimensão variável.13 min.
MÜNCHEN-BERLIN WANDERUNG (Caminhando de Munique a
Berlim). Oskar Fischinger, Alemanha,1927. P&B, silencioso, 3 min.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)