O Não Dito na Produção Artística das Mulheres Brasileiras
Resumo
No presente texto busco uma reflexão sobre as relações culturais que estabelecemos para com a imagem das mulheres e com as imagens que as mesmas produzem no campo da arte, quando escolhem discutir sobre erotismo e sexualidade. Palavras-chave: Mulheres artistas; erotismo; sexualidade; exclusão; silenciamento. The Unsaid in Brazilian Women’s Art Production Abstract: In the present text, I reflect on the cultural relations that we establish with the image of women and the images they produce in the field of art, when they choose to discuss eroticism and sexuality. Keywords: Women artists; eroticism; sexuality; exclusion; silencing.Downloads
Referências
ARCHER, Michel. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
BARBOSA, Ana Mae. Uma questão de política cultural: mulheres artistas, artesãs, designers e arte/educadoras. Anais... 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Entre Territórios” – 20 a 25/09/2010 – Cachoeira - BA. Disponível em: http://www.anpap.org.br/anais/2010/pdf/ceav/anna_mae_tavares_bastos_barbosa.pdf Acesso em 29 jan. 2019.
BATAILLE, Georges. O Erotismo. Tradução: Fernando Scheibe. 1a Ed.; 1a Reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
BÉGOC, Janig. NATHALIE, Boulouch. ELVAN Zabunyan (dir.). La performance. Presses Universitairies de Rennes, 2011. Disponível em: http://www.pur-editions.fr/couvertures/1294912157_ doc.pdf Acesso em 12 out. 2016.
BRANDÃO, Junito. Mitologia grega. Petrópolis: Ed. Vozes, 1995
BUTLER, Judith. Undoing gender. New York and London: Routledge, 2004. Disponível em: https://selforganizedseminar.files.wordpress.com/2011/07/butler-undoing_gender.pdf Acesso em 25 fev. 2019.
CUNHA, Diana Kolker Carneiro da. Mulheres na arte e na vida: representação e representatividade. PPGCA-UFF. Disponível em: http://www.artes.uff.br/uso- improprio/trabalhos-completos/diana-cunha.pdf Acesso em 15 nov. 2018.
DELBÉE, Anne. Camille Claudel: uma mulher. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
DEL PRIORE, Mary. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 1997.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 11a reimpressão. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1995.
______. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.
FRASER, Nancy. O feminismo, o capitalismo e a astúcia da história. Mediações – Revista de Ciências Sociais. Londrina, v. 14, n.2, pp. 11-33, jul/dez. 2009.
LOPONTE, Luciana Gruppelli. Desafios da arte contemporânea para a arte educação: práticas e políticas. Arquivos analíticos de políticas educativa, 20, nº 42, 2012. pp. 1-19.
______. COUTINHO, Andréa Senra. Estamos em perigo? Arte, Educação e Resistências no Brasil. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. pp. 108-117. Disponível em: http://congressomateria.fba.ul.pt/rede/2018_rede_01_08_Loponte.pdf Acesso em: 23 nov. 2018.
MAFFESOLI, Michel. Contemplação do mundo. Tradução de Francisco Franke Settineri. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
MACFARLANE, Úrsula. Documentário: The real Yoko Ono. 2001. Direção: Úrsula Macfarlane. Narração: Gina Mckee. Participação de Yoko Ono, Kyoko Ono Cox, Sean Lennon. Ficha técnica em: http://www. imdb.com/title/tt0274038/fullcredits?ref_=tt_ov_st_sm. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=Wtu1S3g29Vo. Acesso em: 16 out. 2016
MOUFFE, Chantal. Democracia, cidadania e a questão do pluralismo. Revista política e sociedade. n. 3, out/2003. pp.11-26.
______. Entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos, 26 nov. 2018. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/584930-diante-do-avanco-do-populismo-de-direita-o-unico-caminho-e-desenvolver-um-populismo-de-esquerda-entrevista-com-chantal-mouffe. Acesso em: 20 jan. 2019.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.Disponível em: https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2015/05/ranciere-a-partilha-do-sensivel1.pdf Acesso em: 15 jan. 2019.
______. O destino das imagens.Tradução Mônica Costa Netto; Organização Tadeu Capistrano. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SILVA, Pierre Normando Gomes da. GOMES, Eunice Simões Lins. O erótico no imaginário brasileiro: as palavras e a corporeidade. Universidade Federal da Paraíba. Religare. 7 (2), out. 2010. pp. 164-171.
SCHNEEMAN, Carolee. In: BÉGOC, Janig. NATHALIE, Boulouch. ELVAN Zabunyan (dir.). La performance. Presses Universitairies de Rennes, 2011. Disponível em: http://www.pur-editions.fr/couvertures/1294912157_ doc.pdf Acesso em 12 out. 2016.
PERNIOLA, Mário. A arte e a sua sombra. Lisboa: Assírio Alvim, 2006.
VALIE EXPORT. Site oficial. 2019. Disponível em: http://www.valieexport.at/en/valie-exports-home/ Acesso em: 01 maio 2019.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)