METODOLOGIA DO ENCANTAMENTO: ESCUTA, DIÁLOGO E CRIAÇÃO PARA UMA PESQUISA ARTÍSTICA FEMINISTA

Palavras-chave: Pesquisa artística feminista, Processos criativos, Identidade artística.

Resumo

Este artigo propõe a ideia de uma pesquisa artística baseada em processos criativos desenvolvidos a partir do conhecimento corporificado. Reunindo minha prática artística e pedagógica, proponho práticas criativas diárias desenvolvidas em constante processo de escuta e diálogo entre todos os participantes. Os conceitos que embasam o protocolo são: a perspectiva artivista, o diálogo com a decolonialidade, as epistemologias feministas e a relação entre criação, improvisação e performance. A partir da ideia de que o processo é tão importante quanto o produto, proponho o desenvolvimento do conceito de identidade artística a partir dos saberes localizados em diálogo com a subjetividade individual.Palavras-chave: Pesquisa artística feminista; Processos criativos; Identidade artística.ENCHANTMENT METHODOLOGY: LISTENING, DIALOGUE AND CREATION FOR FEMINIST ARTISTIC RESEARCHAbstract: This article proposes the idea of artistic research based on creative pro­cesses developed from embodied knowledge. By joining my artistic and pedago­gical practices, I propose daily creative practice developed in a constant process of listening and dialogue between all participants. The concepts that underlie the protocol are: the artivist perspective, the dialogue with decoloniality, feminist epis­temologies and the relationship between creation, improvisation and performance. Based on the idea that the process is as important as the product, I propose the development of the concept of artistic identity based on localized knowledge in a dialogue with individual subjectivity.Keywords: Feminist art research; Creative processes; Artistic identity. 

Biografia do Autor

Isabel Nogueira, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS
Doutora em Musicologia pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha e Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Pelotas/ UFPel. Professora Titular do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Coordena o Grupo de Pesquisa em Estudos de Gênero, Corpo e Música da UFRGS.

Referências

ANZALDÚA, Glória. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v. 8, n.1, 2000. pp. 229-236. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/ view/9880/9106> Acesso em: 29 out. 2020.

COESSENS, Kathleen, CRISPIN, Darla, DOUGLAS, Anne. The artistic turn: A manifesto. Ghent, Belgium; Leuven, Belgium: Orpheus Institute, 2009.

FONOW, Margaret; COOK, Judith. Feminist Methodology: New Applications in the Academy and Public Policy. Signs Journal of Woman in Culture and Society. v.30, n. 4, 2005, pp. 2211-2236. Acesso em 09 nov. 2020. doi:10.1086/428417.

GREEN, Lucy. Música, género y educación. Madrid: Ediciones Morata, 2001.

HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.

______. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

LÓPEZ CANO, Rúben; OPAZO, Úrsula San Cristóbal. Investigación artística en música: problemas, métodos, experiencias e modelos. México e Barcelona: Fondo Nacional para la Cultura y las Artes de México; ESMUC, 2014.

LUGONES, Maria. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v. 22, n. 3, setembro-dezembro, 2014. pp. 935-952. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/36755/28577> Acesso em: 10 out. 2020.

NOGUEIRA, Isabel. Lugar de fala, lugar de escuta: criação sonora e performance em diálogo com a pesquisa artística e com as epistemologias feministas. Revista Vórtex, Curitiba, v.5, n.2, 2017. pp.1-20. Disponível em: <http://periodicos.unespar. edu.br/index.php/vortex/article/view/2141/1414> Acesso em: 10 out. 2020.

OLIVEROS, Pauline. Deep listening: a composer’s sound practice. New York: iUniverse, Inc., 2005.

RAGO, Margareth. Epistemologia feminista, gênero e história. In: PEDRO, Joana; GROSSI, Miriam. (orgs.). Masculino, feminino, plural. Florianópolis: Ed.Mulheres, 1998.

ROSA, Laila; NOGUEIRA, Isabel. O que nos move, o que nos dobra, o que nos instiga: notas sobre epistemologias feministas, processos criativos, educação e possibilidades transgressoras em música. Revista Vórtex, Curitiba, v.3, n.2, 2015, pp. 25-56. Disponível em: <http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/ article/view/887/474> Acesso em: 29 out. 2020.

Publicado
2021-01-24
Como Citar
Nogueira, I. (2021). METODOLOGIA DO ENCANTAMENTO: ESCUTA, DIÁLOGO E CRIAÇÃO PARA UMA PESQUISA ARTÍSTICA FEMINISTA. Paralelo 31, 1(14), 64. https://doi.org/10.15210/p31.v1i14.20502
Seção
Artigos