METODOLOGIA DO ENCANTAMENTO: ESCUTA, DIÁLOGO E CRIAÇÃO PARA UMA PESQUISA ARTÍSTICA FEMINISTA

Palavras-chave: Pesquisa artística feminista, Processos criativos, Identidade artística.

Resumo

Este artigo propõe a ideia de uma pesquisa artística baseada em processos criativos desenvolvidos a partir do conhecimento corporificado. Reunindo minha prática artística e pedagógica, proponho práticas criativas diárias desenvolvidas em constante processo de escuta e diálogo entre todos os participantes. Os conceitos que embasam o protocolo são: a perspectiva artivista, o diálogo com a decolonialidade, as epistemologias feministas e a relação entre criação, improvisação e performance. A partir da ideia de que o processo é tão importante quanto o produto, proponho o desenvolvimento do conceito de identidade artística a partir dos saberes localizados em diálogo com a subjetividade individual.Palavras-chave: Pesquisa artística feminista; Processos criativos; Identidade artística.ENCHANTMENT METHODOLOGY: LISTENING, DIALOGUE AND CREATION FOR FEMINIST ARTISTIC RESEARCHAbstract: This article proposes the idea of artistic research based on creative pro­cesses developed from embodied knowledge. By joining my artistic and pedago­gical practices, I propose daily creative practice developed in a constant process of listening and dialogue between all participants. The concepts that underlie the protocol are: the artivist perspective, the dialogue with decoloniality, feminist epis­temologies and the relationship between creation, improvisation and performance. Based on the idea that the process is as important as the product, I propose the development of the concept of artistic identity based on localized knowledge in a dialogue with individual subjectivity.Keywords: Feminist art research; Creative processes; Artistic identity. 

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Biografia do Autor

Isabel Nogueira, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS
Doutora em Musicologia pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha e Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Pelotas/ UFPel. Professora Titular do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Coordena o Grupo de Pesquisa em Estudos de Gênero, Corpo e Música da UFRGS.

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Publicado
2021-01-24
Como Citar
Nogueira, I. (2021). METODOLOGIA DO ENCANTAMENTO: ESCUTA, DIÁLOGO E CRIAÇÃO PARA UMA PESQUISA ARTÍSTICA FEMINISTA. Paralelo 31, 1(14), 64. https://doi.org/10.15210/p31.v1i14.20502
Seção
Artigos