PRECISAMOS FALAR SOBRE O CATIVEIRO DAS MULHERES: A FIGURA DA MÃESPOSA COMO UM MODELO DE APRISIONAMENTO NO AUDIOVISUAL
Resumo
Este trabalho discute a representação da mulher no audiovisual a partir do conceito de mãesposa desenvolvido por Marcela Lagarde (2005) e alicerçado na noção da mulher cativa, aprisionada na sua condição feminina. A figura da mãe e da maternidade é pensada em seu aspecto literal e alegórico centrada na personagem Eva do filme Precisamos falar sobre o Kevin (We need to talk about Kevin, Lynne Ramsay, 2011), que é mãe do jovem autor de um massacre em sua escola. A jornada de culpa e penitência da personagem tematiza questões sociais, culturais e psíquicas relacionadas à socialização feminina para o cativeiro da maternidade e da conjugalidade.Palavras-chave: Mãesposa; Representação; Cativeiros; Alegoria; Maternidade. WE NEED TO TALK ABOUT WOMEN’S CONFINEMENT: THE MOTHER/WIFE CHARACTER AS A MODEL OF IMPRISIONMENT IN AN AUDIOVISUAL PRODUCTION Abstract: This paper discusses the representation of women in film, based on the concept of mothers/wives developed by Marcela Lagarde (2005) and built on the notion of the captive woman, imprisoned in her female condition. Literal and allegorical aspects of mother and motherhood figures are discussed, centering on the character of Eva, who is the mother of a young perpetrator of a mass shooting at a school in the movie We need to talk about Kevin (Lynne Ramsay, 2011). The journey into Eva's guilt and penance is the theme for bringing up social, cultural, and psychological issues related to the socialization of women and the relationship between captivity, motherhood and marriage.Keywords: Mothers/wives. Representation. Captivity. Allegory. Motherhood.Referências
BADINTER, Elisabeth. Um amor conquistado: O mito do amor materno. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1985.
FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad. Coletivo Sycorax. São Paulo: Editora Elefante, 2017.
LAGARDE, Marcela. Los cautiverios de las mujeres: Madresposas, monjas, putas, presas y locas. Coyoacán: Universidad Nacional Autónoma de México, 2005.
OKIN, Susan Moller. Gênero, o público e o privado. Rev. Estud. Fem. [online]. 2008, vol.16, n.2, p. 305-332.
PATEMAN, Carole. O contrato sexual. Rio de Janeiro: Paz e. Terra, 1993.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)