PRECISAMOS FALAR SOBRE O CATIVEIRO DAS MULHERES: A FIGURA DA MÃESPOSA COMO UM MODELO DE APRISIONAMENTO NO AUDIOVISUAL

Palavras-chave: Mãesposa, Representação, Cativeiros, Alegoria, Maternidade.

Resumo

Este trabalho discute a representação da mulher no audiovisual a partir do conceito de mãesposa desenvolvido por Marcela Lagarde (2005) e alicerçado na noção da mulher cativa, aprisionada na sua condição feminina. A figura da mãe e da maternidade é pensada em seu aspecto literal e alegórico centrada na personagem Eva do filme Precisamos falar sobre o Kevin (We need to talk about Kevin, Lynne Ramsay, 2011), que é mãe do jovem autor de um massacre em sua escola. A jornada de culpa e penitência da personagem tematiza questões sociais, culturais e psíquicas relacionadas à socialização feminina para o cativeiro da maternidade e da conjugalidade.Palavras-chave: Mãesposa; Representação; Cativeiros; Alegoria; Maternidade. WE NEED TO TALK ABOUT WOMEN’S CONFINEMENT: THE MOTHER/WIFE CHARACTER AS A MODEL OF IMPRISIONMENT IN AN AUDIOVISUAL PRODUCTION Abstract: This paper discusses the representation of women in film, based on the concept of mothers/wives developed by Marcela Lagarde (2005) and built on the notion of the captive woman, imprisoned in her female condition. Literal and allegorical aspects of mother and motherhood figures are discussed, centering on the character of Eva, who is the mother of a young perpetrator of a mass shooting at a school in the movie We need to talk about Kevin (Lynne Ramsay, 2011). The journey into Eva's guilt and penance is the theme for bringing up social, cultural, and psychological  issues related to the socializa­tion of women and the relationship between captivity, motherhood and marriage.Keywords: Mothers/wives. Representation. Captivity. Allegory. Motherhood. 

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Biografia do Autor

Ana Paula Penkala, Universidade Federal de Pelotas/UFPel
Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Professora adjunta dos cursos de Cinema e de Design da Universidade Federal de Pelotas. 
Isadora Ebersol, Universidade Federal de Pelotas/UFPel.
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Mestre em Artes Visuais (2015. Aprovada com Louvor) pelo PPGAV da UFPel e Bacharel em Cinema e Animação (2012) pela mesma instituição. Foi professora Temporária dos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas durante os anos de 2014 e 2015. 

Referências

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PATEMAN, Carole. O contrato sexual. Rio de Janeiro: Paz e. Terra, 1993.

Publicado
2021-01-24
Como Citar
Penkala, A. P., & Ebersol, I. (2021). PRECISAMOS FALAR SOBRE O CATIVEIRO DAS MULHERES: A FIGURA DA MÃESPOSA COMO UM MODELO DE APRISIONAMENTO NO AUDIOVISUAL. Paralelo 31, 1(14), 152. https://doi.org/10.15210/p31.v1i14.20508
Seção
Artigos