-
Guido Piotrkowski
Fotógrafo e jornalista freelancer.
-
Paula Daniela Bianchi
Universidad de Buenos Aires/UBA e Universidad Nacional de San Martín/UNSAM.
https://orcid.org/0000-0001-6262-0721
Palavras-chave:
Marea Verde, Fotografia, A rua, Aborto.
Resumo
Resumem: El ensayo visual y verbal, con fotografías del artista argentinoGuido Piotrkowski y texto de la investigadora Paula D. Bianchi, documentapoéticamente las manifestaciones callejeras del movimiento Marea Verde.Palabras clave: Marea Verde; Fotografía; La calle; Aborto. MAREA VERDE Resumo: O ensaio visual e verbal, com fotografias do artista argentino GuidoPiotrkowski e texto da pesquisadora Paula D. Bianchi documentam, poeticamente, as manifestações de rua do movimento Marea Verde.Palavras-chave: Marea Verde; Fotografia; A rua; Aborto.GREEN TIDEAbstract:The visual and verbal essay, with photographs by Argentine artist Guido Piotrkowski and text by researcher Paula D. Bianchi, poetically document the street demonstrations of the Marea Verde movement.Keywords: Green Tide; Photography; The street; Abortion.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Guido Piotrkowski, Fotógrafo e jornalista freelancer.
Fotógrafo e jornalista freelancer, argentino estudou jornalismo na TEA e, de 2012 a 2018, faz parte da oficina de jornalismo narrativo ministrada por Leila Guerriero. Como fotógrafo, se formou na Escola Argentina de Fotografia e na Associação de Repórteres Gráficos da República Argentina/ ARGRA. Publicou e publica em vários jornais e revistas na Argentina e na América Latina. Suas fotografias de viagens pela Argentina fazem parte de campanhas nacionais e internacionais do Ministério do Turismo da Nação. Seu trabalho sobre papeleiros, Cartoneando, foi selecionado para o Festival FotoRio, no Rio de Janeiro, em 2003. Esse mesmo trabalho também foi exibido na exposição individual Cartoneando, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, Rio de Janeiro, Brasil, em 2004, e na UBA Photo Gallery, em 2005. Foi selecionado para participar das exposições coletivas da Bienal de Fotografia Documental Tucumán em suas edições de 2010, 2014 e 2016. Participou das exposições anuais da ARGRA em 2011 e 2013 e apresentou a mostra Carnavais do Brasil no Festival de Mendoza em Bossa, 2010.Em 2014, fez as fotografias que ilustram o livro Relatos de Don Segundo Llamin sobre uma compilação de lendas Mapuche, publicado no Chile (Librería Crisis). Em 2015, publicou o livro Carnavaleando, uma jornada de mais de uma década pelos carnavais latino-americanos (Ediciones Q). Em setembro de 2018, participou do livro e da exposição Carnavaleando como expositor convidado na 3ª Feira de Fotolivros de Mendoza. Conjuntamente com outros dezesseis jornalistas, escreveu para o livro Voltios, la crisis energética y la deuda eléctrica, coordenado e editado por Leila Guerriero, uma investigação jornalística publicada pela Editorial Planeta em 2017. Foi professor de Fotojornalismo do curso de Jornalismo na Universidad Abierta Interamericana/UAI e trabalhou, até 2017, como chefe de comunicação da ONG Acceso Ya.
Paula Daniela Bianchi, Universidad de Buenos Aires/UBA e Universidad Nacional de San Martín/UNSAM.
Doctora en Letras e investigadora del CONICET y del Instituto de Literatura Hispanoamericana, Universidad de Buenos Aires/UBA. Profesor de Literatura Latinoamericana II en el curso de Literatura de la UBA, y en el Taller de Redacción de la Universidad Nacional de San Martín (UNSAM) y Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF). Dirige el grupo Filocyt: “Literatura Latinoamericana, Ciudadanía y Género” en el Instituto de Investigaciones de Estudios de Género, UBA. Sus temas de trabajo abordan el estudio de los cuerpos, la violencia, las fronteras y la ciudadanía en la literatura latinoamericana contemporánea vinculada a los Estudios de Género y Culturales.
Como Citar
Piotrkowski, G., & Bianchi, P. D. (2021). MAREA VERDE. Paralelo 31, 1(14), 240. https://doi.org/10.15210/p31.v1i14.20516
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)