Uma Aula

Palavras-chave: Cartas epistolares. Cartografia. Ler/Escrever. Aferente/eferente.

Resumo

Uma aula é um texto escrito por dois docentes, uma colombiana e um brasileiro que dizem de si, de seus estudantes e de suas experiências de realização de um projeto de escrita de cartas ocorrido no ano de 2019. Uma aula é um texto que busca na filosofia da diferença suporte teórico para pensar sua escrita e dar aporte a conceitos que ajudam a pensar as práticas, experiências e encontros aqui experienciados.Palavras-chave: Cartas epistolares. Cartografia. Ler/Escrever. Aferente/eferente. Una Clase Resumen: Una clase es un texto escrito por dos docentes, una colombiana y otro brasileño que dicen de sí, de sus estudiantes y de la experiencia de la realización de un proyecto de escritura de cartas ocurrido en el año 2019. Una clase es un texto que busca en la filosofía de la diferencia soporte teórico para pensar su escritura y dar un aporte a conceptos que ayudan a pensar las prácticas, experiencias y encuentros aquí experienciados.Palabras clave: Cartas epistolares. Cartografía. Leer/Escribir. Aferente/eferente. 

Biografia do Autor

Ronaldo Luis Campello, Professor no magistério municipal e estadual no município de Pelotas – RS
Mestre em Educação em Linguagens Verbo Visuais e suas Tecnologias do Instituto Federal SUL-rio-grandense/ IFSul, Campus Pelotas; Mestre em Artes Visuais pelo PPGAVI/Centro de Artes da Universidade Graduação em Pedagogia Gestora: Administração e Supervisão Escolar IERGS/FACEL; Professor no magistério municipal e estadual, Pelotas, RS, Brasil. ronaldo.campello@hotmail.com https://orcid.org/0000-0003-1471-8040
Marisela Guapacha, Universidad de Antioquia/UdeA, Medellin, Colômbia.
Docente de Lengua Castellana y Portugués. Profesional en el área de Ciencias Sociales y/o Educación Universidad de Antioquia/UdeA, Medellin, Colômbia. Magíster en Literatura (Antioquia) marisela.guapacha. romero@gmail.com https://orcid.org/ 0000-0002-2640-3831

Referências

DELEUZE, G. O abecedário de Gilles Deleuze. Descrição de entrevista realizada por Claire Parnet, direção de Pierre-André Boutang, 1988.

DELEUZE, G; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, v.1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

FARINA, C. Arte, cuerpo y subjetividad. Estética de la formación y la pedagogía de las afecciones. 2005. 408 f. Tesis (Doctorado en História de la Educación) Departament de Teoria i Història de l’Educació - Universitat de Barcelona, Barcelona, 2005. Recuperado de http://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/2899/TESIS_

CYNTHIA_FARINA.pdf?sequ Aceso em: 07 nov. 2020.

IONTA, Mariza. A escrita de si como prática de uma literatura menor: cartas de Anita Malfatti a Mário de Andrade. Rev. Estud. Fem. vol.19 no.1 Florianópolis jan./abr. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-

X2011000100007> Acesso em 19 jun. 2015.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2003, n. 19. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf> acessado em 15/05/15.

______. Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 5 ed., 2. Reimp. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015.

Publicado
2021-06-15
Como Citar
Campello, R. L., & Guapacha, M. (2021). Uma Aula. Paralelo 31, 1(16), 42. https://doi.org/10.15210/p31.v1i16.22221
Seção
Artigos