Os Usos do livro e da escrita no Balé Europeu do século XVIII: o caso das Lettres sur la danse et le ballet (Cartas sobre dança e balé), de Jean Georges Noverre
Resumo
[O texto traduzido por Rousejanny da Silva Ferreira é a versão em português do artigo de Vallejos, J. I. (2016), Los usos del libro y de la escritura en el ballet europeo del siglo XVIII: el caso de Las Cartas sobre la danza y el ballet de Jean-Georges Noverre, en Cuadernos de Historia Moderna, 41(1), 129-146. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5209/CHMO.52762.]Resumo: Este artigo visa estudar os usos dos livros, em particular o Lettres sur la danse et sur les ballets (Cartas sobre dança e balé), de Jean-Georges Noverre, no contexto do surgimento do balé pantomímico na segunda metade do século XVIII. O discurso de Noverre está diretamente associado a um projeto de revalorização da arte da dança, nesse sentido, o objeto livro não é apenas um suporte para o novo discurso estético como também uma ferramenta com múltiplas utilidades que procura, ao mesmo tempo, modificar o olhar do público no palco, legitimar o sucesso do novo gênero teatral e valorizar a profissão do mestre de balé.Palavras-chave: Balé Pantomima; Iluminismo; História do Livro; História da dança; Jean Georges Noverre. Los usos del libro y de la escritura en el ballet europeo del siglo XVIII: el caso de ‘Las Cartas sobre la danza y el ballet, de Jean-Georges NoverreResumen: Este artículo se propone estudiar los usos del libro, en especial de las Lettres sur la danse et sur les ballets de Jean-Georges Noverre, en el marco de la emergencia del ballet pantomima en la segunda mitad del siglo XVIII. El discurso de Noverre está directamente asociado a un proyecto de revalorización del arte de la danza. En este sentido, el objeto libro no constituye únicamente un soporte del nuevo discurso estético sino una herramienta con múltiples utilidades. La misma busca, al mismo tiempo, modificar la mirada del público sobre la escena, legitimar el éxito del nuevo género teatral y valorizar el oficio de maestro de ballet.Palabras-clave: Ballet Pantomima; Ilustración; Historia del Libro; Historia de la danza; Jean-Georges Noverre. The Uses of Print and Writing in Eighteenth Century European Ballet: the Case of The Letters on Dancing and Ballets by Jean-Georges NoverreAbstract: This article aims to study the uses of print, especially the Letters on Dancing and Ballets by Jean-Georges Noverre, throughout the emergence of pantomime ballet in the late eighteenth century. Noverre’s discourse is directly associated with a project to revitalize the art of dance. In this sense, books as an object are not only a support for the new aesthetic discourse, but a tool with multiple uses. It simultaneously seeks to modify the spectator’s view of the scene, legitimize the success of the new theatrical genre and value the ballet master profession.Keywords: Pantomime Ballet; Enlightenment; History of Books; Dance history;Jean-Georges Noverre.Downloads
Referências
AMOSSY, Ruth; PIERROT, Anne Herschberg. Stéréotypes et clichés-4e éd.: Langue, discours, Société. Armand Colin, 2021.
ÁVILA, Fernanda Góes de Oliveira. Análise do discurso humorístico: condições de produção das piadas de Joãozinho. 2012. Tese (Doutorado – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/296866856.pdf
BEIRA, Luiz; RICO, Carlos. Série de tiras BD (4) – Edibar. Blogue de banda Desenhada, 19 mar. 2016. Disponível em: http://bloguedebd.blogspot.com/2016/03/series-detiras-bd-4-edibar.html. Acesso em: ago. 15 2021.
CHIARI, Marina. Os ideais da classe média, o individualismo e as redes sociais na Internet. Cabo dos trabalhos, n. 23, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3CCk6HK Acesso em: set. 3 2021.
CLETO, Pedro. Lúcio Oliveira: “Estava numa missa quando me veio a ideia de criar um personagem beberrão”. As leituras do Pedro, 25 out. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3C7HLzH Acesso em: 1 set. 2021.
GATTI, Márcio Antônio. A representação da criança no humor: um estudo sobre tiras cômicas e estereótipos. 2013. Tese (Doutorado) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/268872
GRUDA, Mateus Pranzetti Paul. Uma análise do discurso do humor. Travessias, v. 5, n. 1, p. 747-760, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/4317 Acesso em 16 ago. 2021.
LIMA, Paula Garcia et al. Memórias do gênero feminino e do trabalho a partir dos Almanaches de Pelotas (1913-1935). Paralelo 31, v. 2, n. 3, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/paralelo/article/view/10215 Acesso em: 18 ago. 2021.
LISKA, Geraldo José Rodrigues. Análise do discurso humorístico: as marcas sociolinguísticas, culturais e históricas para a/o produção/desvio do significado. Trem de letras, v. 1, n. 1, p. 89-98, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3bq0Ely Acesso em: 12 ago. 2021.
LOBATO SUERO, María José; ALVES, Paulo Falcão. Intertextualidad y la Cultura Visual: Un estudio entre los estudiantes universitarios de Portugal y España. RevistaMultidisciplinar.com, v. 2, n. 1, p. 49-57. 2020. DOI: 10.23882/MJ2026 Acesso em: 15 ago. 2021.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. Campinas: Pontes, 2012.
PEREIRA, Marcos Emanoel. Estereótipos. Salvador: Edição do Autor, 2021. Disponível em: https://estereotipos.net/conceitos-basicos/ Acesso em: 12 set. 2021.
PINTO, H. Entrevista a Lucio Oliveira. Vinheta 2020. 19 out. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3ENxVE7 Acesso em: 21 out. 2021.
POSSENTI, Sírio. Os humores da língua: análises lingüísticas de piadas. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
PROPP, Vladimir. Comicidade e riso. Trad. Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Ática, 1992.
SILVA, P. C. D. O uso da figura do estereótipo nos programas de humor na televisão brasileira: uma análise linguístico-discursiva acerca dos efeitos de sentido humorístico em gêneros de humor. Research, society and development, v. 3, n. 1, p. 55-68, 2016. DOI: 10.17648/rsd-v3i1.39 Acesso em: 19 set. 2021.
SOUSA, Nuno Pereira. Lucio Oliveira: entrevista. Bandas Desenhadas. 14 mai. 2016. Disponível em: https://bit.ly/3CagfkP Acesso em: 1 out. 2021.
Os autores de trabalho(s) submetido(s) à Paralelo 31 autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, sem fins lucrativos ou custo, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte (Paralelo 31). Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
data de submissão
Declaration of Copyright
The author presents his/her submission to the periodical Paralelo 31 authorize(s) publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, at no cost to the publisher, are aware that future citations of the work are permitted as long as Paralelo 31 is cited as primary source. The authors also attest that the work has never been published and is an original work by the stated author(s). (data de submissão)